COLUNISTA

25/09/2020
A dor da artrose

A Osteoartrite de joelho é uma degeneração da cartilagem que recobre os ossos do joelho. Geralmente é causada devido a uma fraqueza da musculatura da coxa, que serve de amortecedor para aliviar o impacto sobre o joelho. Quando essa musculatura está fraca, a coxa acaba não conseguindo frear o movimento e acaba gerando um atrito entre os ossos. Esse atrito com o tempo acaba lesionando a cartilagem, gerando uma inflamação na região, que se não for tratada eventualmente pode evoluir para uma degeneração da cartilagem e até mesmo uma deformação dos ossos envolvidos. Por conta desse atrito, o corpo tenta diminuir o movimento excessivo dentro do joelho e acaba enrijecendo a musculatura ao redor, gerando um padrão de contração muscular, deixando a região dolorida e com restrições no movimento.

A idade avançada acaba sendo um dos principais fatores de risco para o aparecimento da Osteoartrite, com maior prevalência na população feminina após a menopausa. Quando chega por volta dos 60 anos, o ser humano começa a apresentar uma diminuição da produção de certos hormônios que estimulam o crescimento muscular. Essa redução hormonal pode variar de pessoa para pessoa e depende muito de fatores genéticos e dos hábitos do indivíduo, podendo apresentar uma queda acentuada e brusca da massa muscular.

A Fisioterapia convencional tem muitas técnicas para aliviar a tensão muscular, enquanto a Quiropraxia possui várias técnicas que aliviam a tensão na articulação. Dependendo do nível da Osteoartrite, os sintomas podem até cessar, sendo então necessário o fortalecimento da musculatura para retardar a evolução da doença e evitar o reaparecimento dos sintomas.

André Gaspari - andreccgaspari@gmail.com

Rua: Prudente de Moraes, 1193

(14)99817-1562


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.