Polícia Militar implanta o programa "Vizinhança Solidária" na região do Rio Bonito
28/01/2020
Polícia Militar implanta o programa "Vizinhança Solidária" na região do Rio Bonito

Objetivo é promover aproximação da comunidade com a PM através da realização de reuniões periódicas entre vizinhos, com participação de representantes da polícia, para discutir ações de segurança, em destaque a prevenção primária

 

Buscando maior e integração entre os moradores da zona rural, o 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), de Botucatu, com apoio da Guarda Municipal está trabalhando o programa “Vizinhança Solidária". Esta semana a PM e GCM estiveram no Rio Bonito Campo e Náutica onde o tenente PM Rogério fez explanação das diretrizes e a finalidade do programa.

Vizinhança Solidária é um programa que foi criado pela Polícia Militar em 2009. A ideia do programa é promover aproximação da comunidade com a Polícia Militar através da realização de reuniões periódicas entre vizinhos, com participação de representantes da polícia, para discutir ações de segurança, em destaque a prevenção primária.

O programa pode ser implantado em qualquer cidade e bairro do Estado, é totalmente gratuito e prevê, entre outras ações, o treinamento de zeladores e porteiros, a verificação de pontos vulneráveis nas edificações, e a divulgação mensal de materiais de campanha com dicas de segurança.

O programa consiste em resgatar o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua ou área com o objetivo de estabelecer um vínculo solidário como ferramenta para facilitar o policiamento preventivo, redução da criminalidade local e busca de soluções adequadas para os problemas relativos à segurança dos moradores.

Cada rua ou área deve ter um tutor, que é a pessoa responsável pela organização do Programa Vizinhança Solidária - PVS no local. O tutor coordena um grupo de WhatsApp do qual fazem parte os síndicos e/ou moradores participantes do PVS na área, além de um policial da Companhia da PM responsável pelo policiamento local. Neste grupo podem ser feitos alertas, comunicados de ações criminosas e de demais ações preventivas — lembrando, sempre, que o número telefônico preferencial em caso de emergências é o oficial da Polícia Militar 190.

O Programa Vizinhança Solidária está sendo implantado em toda área do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior que congrega 13 municípios. Quatro bairros da cidade de Botucatu foram implantados o Programa Vizinhança Solidária. São eles: Bairro Rural Anhumas; Bairro Central Park; Vila dos Lavradores (comerciantes) e;  mais recentemente, no Rio Bonito.

Na próxima sexta-feira (31/01) será realizada reunião com os moradores do Condomínio Aldeia da Serra para implantação; e dia 04 de fevereiro  (terça-feira) será implantado junto aos comerciantes da Avenida Dom Lúcio e Rua Amando de Barros.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.