População de Botucatu se une para prestar ajuda às pessoas atingidas pelas fortes chuvas
10/02/2020
População de Botucatu se une para prestar ajuda às pessoas atingidas pelas fortes chuvas

A população vem se movimentando fazendo doações de produtos alimentícios não perecíveis, roupas, agasalhos, cobertores, remédios, produtos de higiene pessoal,  entre outras coisas que possam auxiliar famílias desabrigadas

 

Já são 6 famílias desabrigadas (23 pessoas) que perderam tudo o que tinham e que estão alojadas nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes. A população vem se movimentando fazendo doações de produtos alimentícios não perecíveis, roupas, agasalhos, cobertores, remédios, produtos de higiene pessoal,  entre outras coisas que possam auxiliar famílias desabrigadas pela chuva.

Além do Ginásio Municipal, Secretaria de Assistência Social está fornecendo números de telefone das instituições públicas para quem esteja disposto a ajudar as pessoas vítimas das chuvas. Secretaria de Assistência Social 3814-5181 / 3811-1468; Fundo Social 3811-1524;  e Defesa Civil/Guarda Municipal 199.

Vale destacar que na madrugada de segunda-feira, muitas instituições trabalharam durante a madrugada para ajudar e resgatar as vítimas, entre eles a equipe Alpha da Polícia Militar. “Passamos a madrugada toda dentro d'água resgatamos animais e pessoas. Foi, realmente, um fato que marcou muito a nós, policiais. Tenho certeza que muitos nunca viram uma situação como essa. No final nos emocionamos por resgatar uma senhora que estava presa em sua casa a água estava chegando no teto. Foram horas de muito terror”, disse o sargento Eliseu que esteve ao lado do tenente Romero,  cabos Vocci, Trombaco e Mácoris e soldados Leônidas, Almeida e Camargo.

Também a Defesa Civil de Botucatu está trabalhando desde as primeiras horas desta segunda-feira, para atender às ocorrências da chuva que atingiu a Cidade. Foram cerca de 270 milímetros de chuva, da meia noite até o meio dia, segundo registros da Estação Metrológica da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Unesp), o maior volume concentrado entre a 1 e 4 horas da manhã. Com a chuva intensa, o Rio Lavapés transbordou, inundou casas às margens, danificou e removeu pontes em seu percurso.

Foram dezenas de ocorrências registradas no perímetro urbano até o meio da tarde desta segunda-feira, 10. Os casos mais graves foram na Rua Independência, onde cerca de 20 casas ficaram de baixo d’água e na Rua Rafael Sampaio, onde a ponte sobre o Rio Lavapés foi arrancada pela força da enxurrada. "Não sei precisar quantos atendimento fizemos e quantos ainda iremos fazer. Nossa solidariedade a todas as pessoas que foram vitimadas por esta catástrofe", disse o coordenador de Defasa Civil, Lucas Trombaco.

Também o Corpo de Bombeiros continuam prestando atendimento ás vítimas, procurando resgatar e orientar as pessoas que moram principalmente, às margens dos rios Tanquinho e Lavapés que cortam a Cidade. Em alguns casos os bombeiros usaram bote inflável.

 

Fake news

Circula nas redes sociais informações não verdadeiras sobre as condições estruturais do Elevado Bento Natel. Engenheiros da Prefeitura visitaram o local e não verificaram anormalidades.  O equipamento continuará a ser acompanhado de forma constante pelas equipes da Prefeitura, a fim de resguardar a integridade de motoristas e pedestres que passarem pelo local em caso de problemas.

 

Força tarefa da Sabesp


A Sabesp informa que ainda executa em Botucatu reparos em adutoras e redes de distribuição afetadas pelas fortes chuvas da madrugada desta segunda-feira que provocaram o desabamento das pontes das Ruas Rafael Sampaio e Emílio Cani, que atravessam o Rio Lavapés, além da Rua dos Costas, em Botucatu, afetando as regiões Oeste, Sul e Leste da cidade.

O trabalho mais complicado é para conserto da adutora de 300 mm que abastece a zona Leste da cidade e que só deve ser concluído nesta terça-feira. A Sabesp realiza uma força-tarefa com equipes técnicas de outras regiões do Estado que reforçam o trabalho e se revezam ininterruptamente.  Ao todo, 11 caminhões-pipa foram deslocados também de outras unidades da Companhia para abastecer bairros afetados.


A  empresa recomenda o uso racional da água e se coloca à disposição pelos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligações gratuitas) ou pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br. Os clientes também podem utilizar o aplicativo da Sabesp para Android e iOS, assessoria de Imprensa da Sabesp; E-mail: comunicacao_sabesp@sabesp.com.br; e  telefone: (11) 3388-9327 / 8931 / 9321 / 8594 / 8596 / 8555 / 9102 ou (14) 3811-8210 / 8216 /8246
Plantão de imprensa: (11) 98685-3175 (durante a semana, das 19h às 8h; finais de semana e feriados, 24 horas)


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.