Mobilização vacinal contra a covid-19 em Botucatu teve 550 doses aplicadas e 16.825 faltosos
15/01/2022
Mobilização vacinal contra a covid-19 em Botucatu teve 550 doses aplicadas e 16.825 faltosos

Apesar de todo esforço concentrado nesta mobilização para a imunização, o comparecimento da população apta para receber a vacina ficou  muito abaixo do esperado

 

A Prefeitura de Botucatu realizou neste sábado (15) uma nova mobilização para enfrentamento da covid-19, o novo coronavírus, com o objetivo de ultrapassar o índice de 70% da população imunizada com o ciclo vacinal completo. Houve também a vacinação de pessoas que ainda não haviam tomado a segunda dose, ou que não se imunizaram com qualquer dose.

Foram 6 Unidades de Saúde que permaneceram abertas das 8 às 13 horas: UBS São Lúcio, USF Santa Maria, USF Rubião Júnior, USF Jardim Iolanda, USF Jardim Peabiru, USF Jardim Aeroporto. Além disso, um drive-thru foi montado no Largo da Catedral, no mesmo horário dos postos.

Apesar de todo esforço concentrado nesta mobilização para a imunização o comparecimento da população apta para receber a vacina ficou muito abaixo do esperado. Foram aplicadas 550 doses de vacinas, sendo que, segundo dados da Prefeitura, 16.825 pessoas não compareceram para serem imunizadas.

O secretário municipal de Saúde, André Spadaro, realça que as  pessoas que ainda não receberam a dose de reforço da vacina devem procurar o quanto antes uma Unidade de Saúde e se imunizarem. A ação contemplará todos os cidadãos com 18 anos de idade ou mais, que receberam a 2ª dose em prazo mínimo de 4 meses, definido pela Norma Técnica vigente do Governo do Estado de São Paulo e acordado com o Ministério da Saúde.

As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já a Sala de Vacinação Noturna, instalada no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, funciona de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.

 

Melhor medida

Spadaro enfatiza que a vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde pública contra a covid-19. Também se espera que as atuais vacinas reduzam casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron, de forma similar ao ocorrido com outras variantes do SARS-CoV-2 identificadas até o momento.

Além da vacina, o secretário, mais uma vez, orienta a população para que não deixe de fazer o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos.

 

Mais informações

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.