HC de Botucatu nega ter atendido criança com reação à vacina contra a covid-19 de Lençóis Paulista
19/01/2022
HC de Botucatu nega ter atendido criança com reação à vacina contra a covid-19 de Lençóis Paulista

Comunicado da Unesp aponta que “os médicos do corpo clínico do HCFMB não emitiram nenhuma informação de diagnóstico relacionado a este caso, já que a criança não esteve internada na UTI Pediátrica do HCFMB”

 

A Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), emitiu uma nota oficial sobre as notícias que estão sendo comentadas em redes sociais sobre uma menina de 10 anos que teria sofrido parada cardíaca horas depois de tomar a vacina contra a covid-19, na cidade de Lençóis Paulista.

Essa criança, com comorbidade (tem asma) de acordo com o que foi publicado, teria sido trazida para o HC de Botucatu e internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Prefeitura daquela Cidade teria suspendido a vacinação de crianças após essa possível reação ao imunizante da Pfizer. Essa publicação, entretanto, foi desmentida pelo hospital.

 “A criança vacinada na cidade de Lençóis Paulista, citada em mensagens que circulam nas redes sociais, não foi atendida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB)”, diz a nota de esclarecimento da Unesp.

“Os médicos do corpo clínico do HCFMB não emitiram nenhuma informação de diagnóstico relacionado a este caso, já que a criança não esteve internada na UTI Pediátrica do HCFMB”, complementa o comunicado oficial do HC.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, a criança teria começado a passar mal no período na noite, com alteração nos batimentos cardíacos, chegando a desmaiar. Ela foi atendida no CMU (Centro Médico Unimed), onde teria sofrido uma parada cardíaca, mas foi reanimada pela equipe médica e mantida em observação durante a noite.

O prefeito Anderson Prado de Lima (DEM) revelou que a Secretaria de Saúde aguarda o envio do prontuário médico da paciente para que o caso seja analisado mais a fundo, mas disse que já notificou a Secretaria de Saúde do Estado, convocou uma reunião de emergência do Comitê de Combates à Covid-19 e suspendeu a vacinação de crianças.

 

                                                     NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE LENCÓIS PAULISTA

Na noite de ontem, aproximadamente 12 horas após ser vacinada, uma criança (que neste momento está consciente e estável), apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou segundo o relato do pai, por isso, foi levada à rede de saúde particular para atendimento profissional, onde foi reanimada.

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, aplicou corretamente a dose infantil da Pfizer, que é aprovada pela Anvisa. A criança possui quadro clínico de asma como comorbidade. A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista está em contato com todos os responsáveis pelas demais crianças vacinadas ontem para acompanhamento.

É importante ressaltar que, como o atendimento ocorreu pela rede particular, a Secretaria de Saúde ainda não teve acesso aos prontuários médicos e de atendimento da criança e irá solicitar a documentação oficialmente.

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da sua Secretaria de Saúde e da sua Vigilância Epidemiológica, já informou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através da Vigilância em Saúde e aguarda resposta e instruções dos órgãos responsáveis.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.