Tradicional Festa do Milho na Vila Maria tem início neste final de semana
05/03/2020
Tradicional Festa do Milho na Vila Maria tem início neste final de semana

Festa contará com atrações culturais e religiosas com barracas típicas de produtos derivados do milho e todos podem ver de perto como são confeccionados e embalados os alimentos

 

A Paróquia Nossa Senhora Menina da Vila Maria, em Botucatu, realiza em três finais de  semana consecutivos nesse mês de março, a tradicional Festa do Milho que entra em sua 18ª edição. A festa acontece nos dias 7 e 8, 14 e 15 e 21 e 22. As missas nos dias da festa serão aos sábados às 18h e aos domingos às 8h e 18h.

De acordo com o organizador dessa que é a maior festa do milho da região e pároco responsável da Igreja Nossa Senhora Menina, padre Orestes Gomes Filho, nesses seis dias de evento serão consumidos, aproximadamente, 40 toneladas de milho vindos diretamente da roça.

A festa que contará com atrações culturais e religiosas, acontece no pátio da igreja, num espaço de 1800 metros totalmente coberto, com barracas típicas de produtos derivados do milho como a pamonha, curau, suco de milho, bolo, panqueca, sorvete, sopa, escondidinho, pastel, pizza, pão de  milho, milho cozido, entre outras, além de um completo serviço de bar.

“Tudo que é comercializado nós fazemos aqui mesmo na paróquia, no pátio da festa e todos podem ver de perto como são confeccionados e embalados os alimentos. Isso só é possível em razão da participação efetiva da comunidade da Vila Maria. Aproximadamente, 200 pessoas são envolvidas”, conta o padre Orestes.

Outra particularidade é que o milho é plantado numa área arrendada no Município de Pardinho, exclusivamente, para atender a demanda da festa. Além disso, todos os equipamentos e maquinários usados na fabricação dos produtos foram criados pelo próprio padre.

“E o pátio da igreja se transforma numa verdadeira linha de produção. Desde a chegada do milho da nossa roça, um grupo cuida da limpeza das espigas que são encaminhadas para os pontos de fabricação dos produtos”, frisa Orestes. “Estamos preparando a festa com muito carinho para receber a todos de braços abertos”, complementa o sacerdote.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.