Casa acolhe oito idosos carentes na Vila dos Lavradores
05/03/2020
Casa acolhe oito idosos carentes na Vila dos Lavradores

Foto - Divulgação

 

A entidade, dirigida pela Associação do Sagrado Coração de Jesus (ASCJ), integrada por paroquianos, tem sede no amplo imóvel alugado por dez anos, cujas instalações foram adaptadas para as necessidades dos assistidos

 

 Gesiel Júnior Especial para o Tribuna de Botucatu

 

Desde agosto do ano passado um grupo de voluntários e de benfeitores está mantendo a Casa dos Idosos Monsenhor José Lorusso, instalada na Rua Décimo Cassettari, 101, na Vila dos Lavradores. A iniciativa, motivada pelo padre José Aparecido Hergesse, pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, acolhe um grupo de anciãos fragilizados.

“A casa funciona hoje com a sua capacidade máxima: 8 pessoas, sendo sete mulheres e um homem, pessoas muito dependentes e necessitadas de ajuda em quase tudo. É um sonho realizado, uma expressão da caridade da nossa paróquia aos mais necessitados”, destacou o padre Hergesse.

A entidade, dirigida pela Associação do Sagrado Coração de Jesus (ASCJ), integrada por paroquianos, tem sede no amplo imóvel alugado por dez anos, cujas instalações foram adaptadas para as necessidades dos assistidos. Quatro cuidadoras foram contratadas enquanto as demais funções (cozinheiras e serviços gerais) são executadas por uma equipe de voluntários. Como ajudar Em princípio, segundo a diretoria da ASCJ, a casa acolhe idosos da Vila dos Lavradores.

“O critério primeiro para admissão são as características de maior fragilidade da pessoa idosa. Que sejam idosos sem filhos e que recebam aposentadoria de um salário mínimo ou algum auxílio menor ou sem nenhum tipo de ajuda. São pessoas quase que completamente dependentes em tudo: banho, fraldas, alimentação na boca, ou seja, os mais fragilizados”, explicam.

Embora a casa já esteja com sua capacidade máxima, os interessados podem deixar o nome e o endereço na secretaria da paróquia ou diretamente na Casa dos Idosos. Caberá à direção da ASCJ, assessorada por uma assistente social, avaliar os casos. Para a manutenção da entidade, como determina a lei vigente, a casa fica com 70% da renda do idoso.

 “Enquanto a ASCJ não dispuser da filantropia e de caixa suficiente, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus cobre as despesas”, informou o padre Hergesse. Doações para a Casa dos Idosos Monsenhor José Lorusso podem ser depositadas na Caixa Econômica Federal, agência 2965, conta corrente 2376-8.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.