Pesquisas sobre dor animal da FMVZ, Unesp de Botucatu, são apresentadas em eventos internacionais
08/09/2022
Pesquisas sobre dor animal da FMVZ, Unesp de Botucatu, são apresentadas em eventos internacionais

Foto - Divulgação

Durante o encontro, representantes da FMVZ iniciaram tratativas para novas parcerias internacionais com pesquisadores da Suécia, Itália, Holanda e Dinamarca

 

O professor Stelio Pacca Loureiro Luna e o pós-doutorando Pedro Henrique Esteves Trindade, representaram a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, durante o First Havemeyer International Workshop on Equine Pain Recognition and Monitoring, realizado em Reykjavik (Islândia), nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2022.

O workshop reuniu duas dezenas de cientistas mundialmente reconhecidos na temática de avaliação da dor em equinos. Os representantes da FMVZ apresentaram duas palestras. Pedro mostrou o trabalho “Melhorando o diagnóstico da dor equina através da fusão, mineração e ponderação dos itens comportamentais de duas escalas com o uso de inteligência artificial”, realizado em colaboração com João Serrajordia, professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Faculdade Getúlio Vargas (FGV). “Aprendi muito durante estes três dias, e também pude partilhar os novos resultados do nosso último trabalho de pesquisa”, destacou Pedro. “Agradeço a Fapesp e a Havemeyer Foundation pelo apoio financeiro para que pudéssemos participar deste workshop”.

O professor Stelio ministrou a palestra “Diretrizes propostas para validação de escalas comportamentais de dor pós-operatória em equinos e jumentos”, que representam etapas estatísticas para verificar a eficiência de uma escala. Tais etapas estatísticas já foram executadas por Pedro para escalas de diagnóstico comportamental da dor em gatos, porcos, ovelhas, bois, coelhos, cavalos e jumentos em estudos supervisionados pelo professor na FMVZ.

Durante o workshop, Pedro e Stelio também iniciaram tratativas para novas parcerias internacionais com pesquisadores da Suécia (Pia Haubro Andersen), Itália (Emanuela Dalla Costa), Holanda (Thijs van Loon) e Dinamarca (Casper Lindegaard).

Após o evento na Islândia, o professor Stélio seguiu para Berna, na Suíça, onde apresentou no Association of Veterinary Anaesthetists (AVA) os resultados da pesquisa “Avaliando o diagnóstico de dor em suínos de acordo com as mudanças comportamentais aplicando ponderações baseadas em algoritmo de aprendizado de máquina”, realizada por Pedro na FMVZ.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.