Fundação CASA de Botucatu oferece chance para adolescentes internados darem continuidade aos estudos
14/10/2022
Fundação CASA de Botucatu oferece chance para adolescentes internados darem continuidade aos estudos

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o inscrito precisa ter, ao menos, 15 anos, enquanto a pessoa que deseja certificar-se no Ensino Médio precisa ter ao menos 18 anos, além do Ensino Fundamental completo

 

Uma oportunidade para concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, mesmo estando fora da idade-série correta, e, assim, dar continuidade aos estudos e tentar um novo futuro. 

Para 1.705 adolescentes em cumprimento ou que já cumpriram medida socioeducativa de internação em 88 centros socioeducativos da Fundação do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - CASA, entre elas a de Botucatu, essa chance vem por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). A Instituição inscreveu esses jovens para prestar as provas nos dias 18 e 19 de outubro.

Do total de inscritos, 1.120 tentam a certificação do Ensino Fundamental, enquanto 585 procuram concluir o Ensino Médio. Em comum, a busca de melhorar a escolaridade e avançar nos estudos, como já aconteceu com outros jovens.

 

Sobre o Encceja PPL 

O Encceja PPL é um exame voltado a pessoas privadas de liberdade que não concluíram os estudos na idade-série correta e buscam a certificação dos ensinos Fundamental ou Médio – ou ao menos a proficiência em algumas disciplinas. As provas são aplicadas nos sistemas socioeducativo e prisional.

Desde 2017, o Ministério da Educação (MEC) passou a utilizar o Exame como meio para certificar o Ensino Médio – antes era apenas o Fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela execução.

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o inscrito precisa ter, ao menos, 15 anos, enquanto a pessoa que deseja certificar-se no Ensino Médio precisa ter ao menos 18 anos, além do Ensino Fundamental completo.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Ensino Fundamental possui nove anos. O ingresso da criança se dá aos seis anos de idade, com expectativa de conclusão aos 14 anos. 

Já na etapa seguinte, a expectativa é que o adolescente que cursa o Ensino Médio tenha idade entre 15 e 17 anos. Jovens e adultos com idades cronológicas incompatíveis com as das séries encontram-se em defasagem idade-série.  

 

Escolarização na CASA 

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação. Os adolescentes privados de liberdade são matriculados em escolas da rede pública estadual, mas têm aulas dentro dos centros socioeducativos, com professores da Secretaria. O cronograma de aulas, conteúdos e material didático seguem aquilo que é ministrado na rede pública do Estado.

Da Assessoria


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.