1ª Feira de Profissões Unesp Para Todos foi uma ação dos quatro cursinhos universitários ligados a Botucatu
26/10/2022
1ª Feira de Profissões Unesp Para Todos foi uma ação dos quatro cursinhos universitários ligados a Botucatu

Mais de 200 pessoas compareceram ao evento, a grande maioria formada por estudantes em busca de informações para a escolha da carreira profissional que pretendem seguir

 

A primeira edição da Feira de Profissões “Unesp para Todos”, realizada neste mês de outubro, foi um grande sucesso. Mais de 200 pessoas compareceram ao evento, a grande maioria formada por estudantes em busca de informações para a escolha da carreira profissional que pretendem seguir.

“Muitos foram os elogios e agradecimentos pela iniciativa e pela oportunidade de entrar na faculdade, nos prédios e conhecer as pessoas que ocupam esses locais”, afirma Gabriel Baptista, aluno do 3º ano de Medicina e um dos organizadores.

A iniciativa é uma conjunta dos quatro cursinhos comunitários ligados às unidades de Botucatu: Desafio (Faculdade de Medicina), Atena (Instituto de Biociências), Raízes (Faculdade de Ciências Agronômicas) e FMVZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia).

Aberta ao público em geral, mas com foco nos estudantes do ensino médio que se preparam para ingressar na universidade, a feira ofereceu a oportunidade para os participantes conhecerem os cursos oferecidos pelas quatro unidades da Unesp de Botucatu, receberem informações valiosas sobre as mais diferentes profissões e se aproximarem da realidade do ambiente universitário.

O evento contou com estandes para apresentação das profissões, oficinas práticas e palestras rápidas abordando temas como a escolha da profissão, permanência estudantil, além do ensino médio e formas de ingresso na universidade.

“Contamos com a presença de alguns parceiros, como a Atlética (AAACHSA) e o CAPS, entre outros, que se apresentaram para a população e mostraram a riqueza que o ambiente universitário possui para além da graduação. Mais do que uma atividade de extensão que objetiva retribuir para a sociedade todo o investimento na nossa formação, a feira também se mostrou como uma ponte entre todos os alunos da Unesp-Botucatu. O evento evidenciou que, de fato a universidade é um ambiente muito rico, tanto para a população, quanto para os alunos e muitas vezes o que falta é investirmos nessas pontes”, acrescenta Baptista.

Vice-diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), a professora Jacqueline Caramori foi uma das grandes incentivadoras para a realização do evento. Presente à feira, ela elogiou a organização e disponibilidade dos alunos em aproximar o ambiente da universidade da comunidade e ressaltou a importância do edital 3/2022, viabilizado numa parceria entre a Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp, que aportou recursos para sua realização.

“Tive o prazer de apoiar os estudantes ligados aos cursinhos na organização. A feira estava muito bonita, mostrou todas as profissões do nosso campus, através dos estudantes, a partir do olhar dos estudantes. É uma vivência que eles estão podendo transmitir para os jovens que querem ingressar em uma universidade pública, gratuita e inclusiva como é a Unesp”, comentou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - ACI/FMB


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.