Prefeito de Botucatu adianta que obras da Represa do Rio Pardo não vão afetar a Cachoeira Véu de Noiva
30/10/2022
Prefeito de Botucatu adianta que obras da Represa do Rio Pardo não vão afetar a Cachoeira Véu de Noiva

Com 566 metros de extensão, a barragem terá profundidade entre 15 a 20 metros e poderá comportar 10 bilhões de litros d’agua,  equivalente a 3.600 piscinas olímpicas e garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas

 

Cumprindo o que foi estabelecido no cronograma de obras da barragem da represa do Rio Pardo em Botucatu deverá entrar em operação no segundo semestre de 2O23. Embora seja uma obra bastante complexa, as obras não vão afetar a Cachoeira Véu de Noiva, um dos pontos turísticos mais visitados do Município.

 A estimativa do prefeito Mário Pardini é iniciar a operacionalidade no segundo semestre de 2023. “Dia a dia essa obra avança. Estamos acompanhando de perto para que tudo seja feito da melhor forma, com segurança e eficiência. Nosso sonho é que em 2023 possamos iniciar a operação deste equipamento e garantir o abastecimento da cidade por 50, 60 anos”, citou.

O empreendimento que tem investimento da Companhia de Saneamento Básico do Estadual de São Paulo – Sabesp garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A Represa do Rio Pardo fica a 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente.  Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.