Faculdade de Medicina de Botucatu está em contagem regressiva para comemoração dos 60 anos
14/04/2023
Faculdade de Medicina de Botucatu está em contagem regressiva para comemoração dos 60 anos

Em 26 de abril de 1963 aconteceu a aula inaugural da FCMBB, proferida pelo médico e professor Nicanor Letti, na sala da disciplina de Anatomia para todo o corpo de professores e alunos da instituição

 

No próximo dia 26, a Faculdade de Medicina de Botucatu comemora o Jubileu de Diamante com 60 anos de atividades em Botucatu. Para marcar a data uma séria de atividades acadêmicas, científicas, históricas e socioculturais foi programada.

A história da FMB se inicia anos 1950, com a proposta de criação de uma Faculdade de Medicina em Botucatu, cidade do interior paulista com pouco mais de 40 mil habitantes e soava para muitos como um sonho difícil de ser alcançado. A ideia, que no começo chegou a ser classificada como loucura, aos poucos foi ganhando novos apoiadores e depois se transformou em uma grande causa e principal esperança para acabar com um período de melancolia e estagnação econômica pelo qual passava o município. 

Depois de muita luta, em 22 de julho de 1962, o governador de São Paulo, Carvalho Pinto, assinava a Lei 6.860, que criava a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), como instituto isolado do ensino superior destinado a ministrar, desenvolver e aperfeiçoar o ensino das Ciências Médicas e Biológicas. No ato de sua criação, a nova escola buscaria formar profissionais para os ramos da medicina; medicina veterinária; odontologia e biologia.

Em 26 de abril de 1963 aconteceu a aula inaugural da FCMBB, proferida pelo médico e professor Nicanor Letti, na sala da disciplina de Anatomia para todo o corpo de professores e alunos da instituição. Com o título “Tendências Atuais do Ensino de Anatomia” foi o marco inicial de uma nova escola médica nascida de um grande sonho de uma cidade pequena.

A data foi instituída como o aniversário da Faculdade de Medicina de Botucatu, hoje vinculada à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que em 2023 completará 60 anos de história. Para celebrar o Jubileu de Diamante da instituição, está sendo preparado um calendário de comemorações com diversas atividades acadêmicas, científicas, históricas e socioculturais, a serem desenvolvidas ao longo do ano.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.