Superintendente explana atendimento aos pacientes e o funcionamento do Hospital das Clínicas Apenas em 2022, o HC realizou 116 mi" />
21/07/2023
Superintendente explana atendimento aos pacientes e o funcionamento do Hospital das Clínicas

Foto: Jornal do HCFMB

Apenas em 2022, o HC realizou 116 mil consultas médicas ambulatoriais, 12 mil internações, 1500 partos e 6 mil cirurgias, entre muitos outros exames e tratamentos 

 

O atual superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu (HCFMB) é egresso da graduação e da pós-graduação da Universidade. O Prof. Dr. José Carlos Souza Trindade Filho é graduado em Medicina (1993), mestre (1998) e doutor (2002) em Bases Gerais da Cirurgia. O HCFMB possui 55 anos de funcionamento, atende regularmente 68 municípios paulistas e possui mais de 3 mil servidores, sendo a maior instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região. Em entrevista para este portal, o egresso explicou sobre o atendimento aos pacientes e sobre os planos da superintendência para o futuro do hospital.

Atuar na administração de um grande hospital é “como administrar uma fábrica com umas 500 linhas de produção”, como comenta o egresso. Apenas em 2022, o HC realizou 116 mil consultas médicas ambulatoriais, 12 mil internações, 1500 partos e 6 mil cirurgias, entre muitos outros exames e tratamentos. 

O cargo de superintendente do HCFMB é um cargo de confiança rotativo, a média de permanência na atuação é de 4 anos, para que o encarregado possa desenvolver seus projetos. O Prof. Dr. José Carlos está em seus primeiros meses de trabalho nesse posto. O superintendente afirma que a parte de logística é um trabalho árduo e de muita dedicação, sendo que a equipe do hospital é fundamental para o funcionamento e atendimento adequado aos pacientes.

“Estar na superintendência é um desafio diário, é preciso pensar no dia a dia e planejar o futuro, tenho o apoio essencial do chefe de gabinete e da diretora de assistência à saúde. Além disso, todos os funcionários trabalham de uma forma tão competente que facilita a projeção do futuro e o planejamento para que o hospital cresça ainda mais, buscando sempre atender a população. Projetar o futuro é muito interessante, mas às vezes dá um frio na barriga”, conta o médico.

 

Caminhos para um paciente ser atendido no HCFMB

O superintende explica que são as DRS que distribuem os pacientes entre as vagas ofertadas pelos hospitais públicos regionais, incluindo as do HCFMB. O paciente que requer uma especialidade do hospital será direcionado para a instituição e receberá o atendimento gratuito.

Dessa forma, o paciente vindo do SUS pode ter passado pela UBS (Unidades Básica de Saúde) de Botucatu e demais municípios. Onde são avaliados por um clínico geral que avalia a necessidade de encaminhamento para o HCFMB.

Também pode acontecer que após o atendimento na UBS, o paciente seja encaminhado para o Atendimento Ambulatorial nas Especialidades Médicas (AME), que são unidades do SUS responsáveis por diagnósticos. Ao constatar que essa pessoa precisa de atendimento especializado, ocorre o encaminhamento para o hospital da Unesp. 

Os prontos socorros públicos também podem encaminhar pacientes diretamente ao HCFMB. Nessas situações podem ocorrer casos de urgência, situações graves de saúde em que é necessário atendimento rápido, e emergência, que são os casos em que o paciente corre risco de morrer a qualquer momento, necessitando de atendimento imediato . Esse encaminhamento ocorre no pronto-socorro de Botucatu e das demais cidades regionais.

 

Atendimento à mulher gestante e especialidades

Todos os partos são realizados no HCFMB, mas os exames pré-natais são feitos no SUS. Há outras cidades na região que também encaminham as mulheres gestantes para terem o parto no hospital, para dar vazão a todos os atendimentos. 

Entretanto, caso nos exames pré-natais seja detectado que se trata de um gestação de risco, o acompanhamento da gravidez passa a ser feito pelo HCFMB. A média de crianças nascidas no hospital, anualmente, é de cerca de 2 mil.

O alto número de casos que são encaminhados para o hospital da Unesp, ocorre devido às suas especialidades, como explica o superintendente: “Os nossos docentes dão aula na faculdade de Medicina e realizam suas pesquisas, assim o conhecimento acadêmico gerado pela universidade é aplicado na prática no hospital”. 

No site do HCFMB há em detalhes todas as especialidades médicas oferecidas pela equipe. “Todos são grandes serviços, tenho muito orgulho de nossos profissionais. Não é fácil ter a excelência desse corpo clínico em uma cidade com cerca de 150 mil habitantes. As pessoas que trabalham aqui, sem dúvidas, têm um amor por esse hospital, o que faz ele ser grande como é”, comenta o egresso.

 

Planos para o futuro do HCFMB

Para o próximo quadriênio, que se encerrará em 2027, o Prof. Dr. José Carlos explica: “As ações e projetos da gestão do hospital são estruturadas em 4 perspectivas: a do cliente, a financeira, a de processos internos e a de aprendizagem e desenvolvimento”. Essa organização ocorre desde 2012 e possui metas para gerir o avanço do hospital. 

Assim, seguindo essas diretrizes, o superintendente deseja aumentar as contratações de funcionários, aumentando os atendimentos. O equilíbrio financeiro também é um ponto importante para sua gestão.

O egresso dará continuidade ao projeto Escola de Educação em Saúde, que foi idealizado na gestão anterior. Essa iniciativa busca ampliar a oferta de cursos de especialização oferecidos pelo HCFMB, assim aperfeiçoando e atualizando os profissionais de Medicina. 

Outro projeto defendido pelo Prof. Dr. José Carlos é a participação no “Núcleo de Hospitais Sustentáveis”. Essa iniciativa busca seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. Desde de 2013, o HCFMB participa da “Rede Global de Saúde sem Dano” e do “Projeto dos Hospitais Saudáveis (PHS)”. As ações propostas por esses grupos incentivam ações relacionadas com o descarte ecologicamente correto e demais ações de sustentabilidade.

O superintendente também visa reorganizar e aumentar as casas de apoio. Essas são acomodações fornecidas pelo hospital para os pacientes vítimas de câncer, mães que estão amamentando bebês prematuros e outros casos que precisem de uma estadia, uma vez que o HCFMB atende pessoas de outras cidades. Além disso, o egresso comenta sobre a ampliação dos convênios médicos e demais melhorias que podem ser feitas em processos assistenciais.

Fonte - Jornal HCFMB


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.