Especialista do HC da Unesp aponta importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
09/08/2023
Especialista do HC da Unesp aponta importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Ao longo das décadas, o tratamento oncológico em crianças e adolescentes passou por uma considerável evolução e os resultados também acompanharam este processo

 

Mais de 700 mil novos casos de câncer diagnosticados no Brasil por ano. Esta é a estimativa apontada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2023-2025, sendo quase 8 mil novos diagnósticos anuais em crianças e adolescentes, o que insere a doença na lista das principais causas de mortalidade infantil no país.

Dr.ª Manuella Pacifico de Freitas Segredo, médica oncologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), afirma que a apresentação clínica do câncer na infância e na adolescência pode ocorrer a partir de sinais e sintomas comuns a outras doenças benignas mais frequentes, como febre prolongada, vômitos, emagrecimento e sangramentos, por exemplo. “Por conta disso, pode haver um atraso no diagnóstico da doença”.

Ao longo das décadas, o tratamento oncológico em crianças e adolescentes passou por uma considerável evolução e os resultados também acompanharam este processo. Em seus estudos, o INCA também relatou que, atualmente, em torno de 80% das crianças e dos adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. “A partir de campanhas como o McDia Feliz, as ações de diagnóstico precoce, como capacitações e sensibilizações, tornam-se mais visíveis e palpáveis, podendo salvar milhares de vidas”, reforça Dr.ª Manuella.

                                                                  Diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

No dia 26 de agosto, será realizado o McDia Feliz 2023, campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e, em Botucatu, pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) em parceria com o HCFMB. Nesse dia, todo o valor arrecadado com a venda do sanduíche Big Mac (descontados os impostos) será revertido para o projeto Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.

Com o lema “Só o amor é capaz de dar a vida”, o coordenador da campanha em Botucatu e Gerente de Relações Institucionais do HCFMB, Guto Albano, acredita no comprometimento de toda a sociedade para o êxito da 22ª edição do McDia Feliz na cidade. “O McDia tem um impacto imensurável no tratamento infantojuvenil em nossa região. Estamos capacitando e sensibilizando diversos profissionais que estarão aptos a perceberem os mais sensíveis sinais e sintomas do câncer infantil, resultando em tratamento precoce e elevando os índices de cura. Tudo isso é possível a partir de pessoas que acreditam em nossa campanha, da parceria excepcional entre HCFMB, Famesp, Instituto Ronald e McDonald’s Botucatu e, claro, da nossa população, que é solidária à nossa causa”.

Em 2022, a campanha arrecadou quase R$ 100 mil, graças à venda dos sanduíches Big Mac, doados pelos restaurantes McDonald’s da cidade no dia da campanha, das camisetas promocionais com a marca McDia Feliz e do 1º Torneio McDia Feliz de Beach Tennis, organizado pelo Artistas S.A., além da generosidade de pessoas físicas e jurídicas. O recurso será utilizado para a sensibilização dos profissionais da educação municipal de Botucatu e Pratânia no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, a ser realizada nos meses de setembro e outubro deste ano.

Os restaurantes do McDonald’s em Botucatu ficam na Av. Vital Brasil e no Shopping Park Botucatu e, além da venda dos sanduíches e das camisetas promocionais da campanha, haverá diversas apresentações artísticas durante todo o dia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3811-6069 ou (14) 99136-5696.

Por - Maíra Masiero


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.