Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas precisa de doações para manter demanda da UTI Neonatal
13/09/2023
Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas precisa de doações para manter demanda da UTI Neonatal

No HCFMB, ao longo os últimos 23 anos, milhares de vidas foram alimentadas através das doações de outras vidas, que, gota a gota, fazem a diferença no desenvolvimento de muitas crianças

 

Com a finalidade de manter os estoques estáveis, o Banco de Leite Humano (BLH), pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética (GTND) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) comunica que precisa de doações de leite materno. O estoque mensal necessário de leite humano para suprir a demanda da UTI Neonatal é de 60 litros.

O leite humano é rico em nutrientes essenciais para os pequenos pacientes, principalmente aos prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada. Antes de ser distribuído aos bebês, o leite doado passa por um processo rigoroso de qualidade.

Para realizar a doação, a lactante precisa estar amamentando e ter leite em excedente, estar em boas condições de saúde, não ser usuária de droga nem fumante, não usar álcool e medicamentos contraindicados para amamentação, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos seis meses e não estar com sintomas gripais.

Quem tiver interesse em colaborar com o BLH do HCFMB, pode entrar em contato pelos telefones (14) 3811 6410 ou 99799 8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. Semanalmente, é realizada uma visita domiciliar para retirada do leite na residência da doadora.

 

Necessidade especial

Para muitos recém-nascidos, a vida começa com uma necessidade especial de quer que reflete a importância deste gesto de amor na sociedade e, principalmente, nos primeiros momentos de muitas vidas

Desde o ano de 2001, o Banco de Leite Humano (BLH) “Marineuza Nunes de Souza” do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética (GTND), trabalha para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pequenos prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital, além de promover práticas de incentivo à amamentação exclusiva para todos os pacientes nascidos no Complexo HC.

Ao longo desses 23 anos, milhares de vidas foram alimentadas através das doações de outras vidas, que, gota a gota, fazem a diferença no desenvolvimento de muitas crianças. 

Por - Vinicius dos Santos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.