Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu emite nota de apoio ao Magnífico Reitor da UNESP
27/09/2023
Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu emite nota de apoio ao Magnífico Reitor da UNESP

 Nota elenca o trabalho desenvolvido por Barretti em sua gestão que se iniciou em 2021 e deverá se prolongar até 2025

 

Fatos são relacionados a forma de contratação dos procuradores que compõe a Assessoria Jurídica da Universidade já estão sob análise e integram Ação Civil Pública que aguarda julgamento pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

 

Após o Ministério Público ter pedido o afastamento do Magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professor Doutor Pasqual Barretti, que teve decisão contrária da Justiça, a Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) emitiu nota de apoio, elencando o trabalho desenvolvido por Barretti em sua gestão que se iniciou em 2021 e deverá se prolongar até 2025.

Pedido de afastamento aponta suspeitas de improbidade administrativa e nepotismo em cargos na instituição e inclui, além do reitor, um de seus assessores e dois procuradores jurídicos da Unesp, todos no centro das acusações contra a administração da universidade.

                                                                                       A Nota

A Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) vem a público se solidarizar e manifestar apoio ao Magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Prof. Dr. Pasqual Barretti, diante da tentativa de afastamento do cargo proposta pelo Ministério Público de São Paulo, fracassada após decisão contrária da Justiça.

Cabe esclarecer que os fatos relacionados a forma de contratação dos procuradores que compõe a Assessoria Jurídica da Universidade já estão sob análise e integram Ação Civil Pública que aguarda julgamento pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Filho desta casa, o Reitor construiu ilibada reputação como médico, docente e gestor público, alicerçada na defesa dos princípios éticos e democráticos, na estrita observância dos ditames legais e na valorização da educação pública, gratuita e plural, que lhe conferem admiração e respeito não apenas da comunidade acadêmica, mas de toda a sociedade paulista.

Seu exitoso mandato à frente da reitoria da Unesp tem sido marcado pela eficiência administrativa, respeito ao erário e profundas transformações voltadas à busca da excelência nos campos do ensino, pesquisa e extensão. Da mesma forma, como presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), constitui-se em uma das principais lideranças a trabalhar pelo fortalecimento da educação superior pública brasileira.

Manifestamos nosso respeito ao Ministério Público que atua na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos princípios que regem a administração pública. Porém, a antecipação de juízos e a opção por medidas extremas para solução de eventuais conflitos, podem acarretar danos irreparáveis à reputação, à trajetória e à contribuição de personalidades e instituições.

                                 CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU (FMB/UNESP)


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.