Celebrando o Outubro Rosa, curso de operação de drones reúne cerca de 200 mulheres na Fazenda Lageado
10/10/2023
Celebrando o Outubro Rosa, curso de operação de drones reúne cerca de 200 mulheres na Fazenda Lageado

Evento teve o objetivo de capacitar as mulheres interessadas na pilotagem de drones, integrando perspectivas teóricas e práticas, para uma imersão completa no tema


A Fazenda Experimental Lageado, sede da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, promoveu o curso “Drones na Agricultura para Elas”, que teve quase 200 mulheres participantes.

O evento faz parte da celebração do Outubro Rosa e teve o objetivo de capacitar as mulheres interessadas na pilotagem de drones, integrando perspectivas teóricas e práticas, para uma imersão completa no tema.

O programa do evento foi concebido para fornecer às mulheres participantes o conhecimento necessário para conduzir drones no meio agrícola, adotando uma abordagem multidisciplinar que se harmoniza com a expansão do setor, oferecendo uma especialização que conduz a um campo repleto de oportunidades e avanços tecnológicos. É uma oportunidade para que mulheres que atuam na área agrícola possam adquirir as competências indispensáveis para se sobressair nesse dinâmico mercado em contínua evolução.

O evento foi aberto pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, diretora-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). Em seguida houve uma apresentação de Raquel Colenci, supervisora da Seção Técnica de Saúde (STS) do câmpus da Unesp em Botucatu. “Estamos aqui para mostrar a preocupação com a saúde das mulheres em geral, aproveitando o Outubro Rosa, que é destinado à prevenção do câncer de mama, e utilizando esse espaço tão importante para chamarmos a atenção sobre a saúde integral da mulher”.

Na sequência teve início a parte técnica do curso, boa parte dela ministrada por mulheres especialistas nos temas abordados. Gleica Graviel Silva, graduada em Engenharia Agronômica para Esalq/USP e especialista em tecnologia de aplicação aérea da empresa AgroEfetiva foi uma das instrutoras do curso. “No meio da tecnologia de aplicação, o uso de drones ou outras áreas relacionadas ao agronegócio, ainda é predominante a presença masculina. Ter a oportunidade de compartilhar conhecimento, conversar e incentivar outras mulheres a entrar no mercado e trabalhar de forma mais eficiente é fenomenal”, comentou.

As participantes tiveram opiniões semelhantes. Jade Monteiro, aluna do 4º ano de Engenharia Agronômica da UFsCar relata: “Divulgaram o curso num grupo de estudos da faculdade. Como o drone é o futuro da Agronomia, eu achei interessante e resolvi participar. Achei extremamente inclusiva a proposta de ser só para mulheres, pois é uma área onde tem muitos homens no mercado de trabalho, mas a atuação das mulheres, principalmente com tecnologia, é algo que tem impactado bastante. Vir para uma faculdade importante como a FCA e conhecer esse tipo de tecnologia é uma grande oportunidade”.

Eduarda dos Santos Soares, aluna do primeiro ano do curso de Agronegócios da Fatec de Botucatu, viu a divulgação do evento na própria faculdade. “Achei interessante para complementar meu curso e vim fazer. Achei muito incrível o curso ser só para mulheres, tem tudo a ver com o Outubro Rosa, uma iniciativa muito legal”.

Sua colega de Fatec, Adriana Arruda Aranha, complementou: “Essa parte de drones é a ponta da tecnologia, é o que está despontando agora. Acho que é importante conhecer para buscar estar antenada com o que está acontecendo em termos de tecnologia. Achei sensacional, o curso ser só para mulheres. A agricultura é um setor com muitos homens, mas quando olhamos mais de perto vemos que tem muitas mulheres trabalhando com destaque na área também”.

O curso “Drones na Agricultura para Elas” foi uma realização Agroefetiva, MD Agro, VMA Soluções Agrícolas e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

Por - Sérgio Henrique Santa Rosa


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.