Encontro Nacional de Biomedicina do Instituto de Biociências chega a 26ª edição em Botucatu
20/10/2023
Encontro Nacional de Biomedicina do Instituto de Biociências chega a 26ª edição em Botucatu

O congresso foi preparado para proporcionar aos participantes um ambiente rico em conhecimento e oportuno para troca de experiências entre graduandos, profissionais, especialistas da área e docentes 

 

No ano em que o Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, IBB, celebra 60 anos de atividades, o seu curso de Biomedicina promove a 26ª edição do Encontro Nacional de Biomedicina, ENBM, evento de âmbito nacional que acontece de 19 a 21 de outubro. O evento tem como objetivo aproximar alunos e pesquisadores das inovações da área e inúmeros setores de atuação do Biomédico na saúde. 

O ENBM é um congresso anual realizado pelo IBB, organizado pelos alunos e professores do curso de Ciências Biomédicas do Câmpus de Botucatu. Nesta edição foram 206 inscritos de cinco estados do Brasil.

O congresso foi preparado para proporcionar aos participantes um ambiente rico em conhecimento e oportuno para troca de experiências entre graduandos, profissionais, especialistas da área e docentes. 

A mesa de abertura foi composta pelo professor Luiz Fernando Rolim, diretor do IBB, professor Wellerson Rodrigo Scarano, coordenador do curso de Biomedicina do IBB, professora. Arielle Cristina Arena, professor Luis Antônio Justulin Júnior, representantes docentes e pela representante discente, Eduarda Martins Garcia, todos membros da comissão organizadora do evento.

“Este evento, onde a ciência é a pauta, onde a biomedicina norteia tudo aquilo que será discutido, em todas as suas nuances, temas e palestras, é um dia de comemoração, na véspera do aniversário do Instituto de Biociências, que será na próxima semana”, afirmou o diretor do IBB, professor Luiz Fernando Rolim, em sua fala de abertura do evento. 

O dirigente também reafirmou que o Câmpus da Unesp de Botucatu, em especial o IBB, sempre estará de portas abertas para sediar eventos como este. “É papel da universidade o apoio incondicional a ciência, apoio a capacidade dos seus estudantes junto com seus orientadores de produzir conhecimento, de interagir com os problemas reais e com a própria sociedade. Estamos cumprindo esse papel com muito orgulho e comprometimento. Orgulho para o IBB, para a Unesp, que tem passado por tantas transformações, com políticas afirmativas, apoio psicossocial e tudo aquilo que os estudantes precisam para de fato terem a tranquilidade para realizarem suas atividades acadêmicas. Sem a presença de vocês (os alunos) nada disso seria possível ou certamente erraríamos muito se não tivéssemos a sabedoria de ouvi-los”, 

Professor Wellerson Rodrigo Scarano, coordenador do curso de Biomedicina do IBB parabenizou a comissão organizadora do evento “Uma das principais características do ENBM é essa: ele não é apenas um congresso de biomedicina, ele é um congresso de biomedicina organizado majoritariamente por alunos, onde existe uma preocupação muito grande em se buscar temas dentro da área biomédica e que possam ser temas relevantes e atuais”, afirmou.

O professor ainda compartilhou com os presentes a sua alegria em representar o curso em mais uma edição do evento. ”Esse é o 26º encontro e eu estava aqui no primeiro como comissão organizadora e estudante. Então, para mim, é uma alegria muito grande hoje estar aqui na qualidade de coordenador do curso e representando também o Conselho Regional de Biomedicina da região”. 

Emily Vitória faz parte da comissão organizadora e atuou diretamente na preparação da edição de 2023 do ENBM. “É extremamente gratificante para nós fazer esse evento acontecer e ver cada congressista aproveitando todas as oportunidades profissionais e acadêmicas que podem ser adquiridas durante os 3 dias. Por isso, cada parte da programação do evento é pensada visando o aproveitamento de cada um. Estamos muito felizes em poder realizar mais uma edição desse encontro tão querido por nós”, afirmou Emily.

Demais autoridades do Instituto de Biociências participaram da abertura do 26º ENBM, que contará com diversas atividades durante os 3 dias de congresso, entre elas palestras, apresentação de painéis, simpósio, mesa redonda, minicursos teóricos e práticos.

Por - Leandro Rocha


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.