Parceria da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, da Unesp Botucatu, visa curso na apicultura
24/01/2024
Parceria da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, da Unesp Botucatu, visa curso na apicultura

Curso objetiva capacitar profissionais de nível superior para que possam aperfeiçoar seus conhecimentos em ações de gerenciamento, manejo, qualidade e produtividade bem como a uniformização dos planos produtivos apícolas e meliponículas brasileiro

Foi assinado um termo de cooperação entre a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e a empresa Ebram – E-Agro Apister Ltda para formalizar, coordenar e disciplinar um projeto pedagógico para a realização do Curso Internacional de Atualização em Apicultura e Meliponicultura – modalidade à distância.

O curso tem o objetivo de capacitação para profissionais de nível superior, atuantes na área de apicultura e meliponicultura, para que possam aperfeiçoar seus conhecimentos em ações de gerenciamento, manejo, qualidade e produtividade bem como a uniformização dos planos produtivos apícolas e meliponículas brasileiro.

A Ebram (Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultura) é uma empresa que tem como atividade principal serviços na área de criação de abelhas. Realiza consultorias, treinamentos para Entrepostos, Cooperativas e Associações, além de Investigação científica para empresas no ramo da Agrosustentabilidade. A empresa também trabalha na implantação e legalização de manuais exigidos pelos órgãos de inspeção municipal, estadual e federal. Oferece também serviços de inventário florístico para relatórios de impactos ambientais e enriquecimento dos pastos em fazendas apícolas/meliponícolas.

A assinatura do termo de cooperação teve a presença dos professores Edson Luiz Furtado e Alexandre Dal Pai, diretores da Fepaf, e Ricardo de Oliveira Orsi, docente da área de Apicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu.

A Ebram esteve representada pela sua fundadora Lídia Maria Carelli Barreto, egressa da pós-graduação da FMVZ/Unesp e docente aposentada da Universidade de Taubaté (Unitau), acompanhada por Denise Belisário, uma das professoras da Ebram. “Para a Ebram é um orgulho muito grande essa aproximação com a Fepaf. Sou ex-aluna da Unesp, criei essa escola que já repercute no brasil todo e em alguns pontos da América Latina. Essa parceria nos dá a oportunidade de internacionalizar ainda mais o conhecimento na área de apicultura. O momento hoje é de profissionalização e creio que muitas outras iniciativas poderão surgir a partir desse primeiro momento”, coloca Lídia Barreto. “O Brasil está precisando de bons cursos, de instituições fortes que se unam para apresentar um conhecimento e um bom treinamento. Só temos a ganhar com isso e sou muito agradecida por essa abertura da Fepaf e da Unesp”.

Segundo a fundadora da Ebram, além deste primeiro curso, Fepaf e Ebram já preparam um segundo curso e outros projetos para serem desenvolvidos em parceria. “Estamos preparando um treinamento em análises de produtos apícolas e interpretação de laudos laboratoriais. Esperamos atingir um público que não tem esse tipo específico de conhecimento. Além disso, esperamos desenvolver projetos de pesquisa. A parceria é para ser ampliada a cada ano. A Unesp é uma instituição forte, a Fepaf é um exemplo de Fundação e isso nos dá segurança para avançar nesse caminho de profissionalização da apicultura brasileira”.

O professor Furtado comentou a importância desse primeiro termo de cooperação com a Ebram. “Para nós é uma honra ter firmado esse termo e preparar esse curso, porque ele representa o início da realização de cursos de especialização pela Fepaf. São cursos que o aluno faz após a graduação e são muito promissores nas áreas em que trabalhamos. A Fepaf começa a atuar nessa área, com intenção de realizar outros projetos nessa área, inclusive com a educação a distância (EAD), modalidade muito inclusiva que nos permite atender pessoas de outras localidades do Brasil, da América Latina ou outros países de língua portuguesa”.

Presente no ato de assinatura do termo de cooperação o professor Ricardo Orsi, docente da área de apicultura da FMVZ/Unesp, destacou a qualidade do trabalho da Ebram e a importância dessa parceria. “Para nossa área é fantástico ter um curso como esse. A professora Lídia é minha colega de doutorado. Acho que é uma iniciativa que terá uma visibilidade grande e será importante para que a apicultura cresça, especialmente na formação de pessoas, fortalecendo a cadeia produtiva como um todo”.

Da Assessoria da FMVZ/Unesp


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.