Novos chefes e vice chefes de departamento tomam posse na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
24/01/2024
Novos chefes e vice chefes de departamento tomam posse na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Com a presença dos professores Cezinande de Meira e Mario de Beni Arrigoni, respectivamente diretor e vice-diretor da unidade, a cerimônia foi realizada na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu.


Na manhã desta quarta-feira, 24 de janeiro, tomaram posse os novos chefes e vice chefes de departamento da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu.

Com a presença dos professores Cezinande de Meira e Mario de Beni Arrigoni, respectivamente diretor e vice-diretor da unidade, a cerimônia realizada na Sala da Congregação da FMVZ deu posse aos seguintes chefes e vice chefes:

- Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal: Eunice Oba (chefe) e Sheila Canevese Rahal (vice chefe)
- Departamento de Clínica Veterinária: Luiz Henrique de Araújo Machado (chefe) e Renée Laufer Amorim (vice chefe);
- Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal: Luis Artur Loyola Chardulo (chefe) e Guilherme Luis Pereira (vice chefe);
- Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva: José Nicolau Próspero Puoli Filho (chefe) e Antonio Carlos Paes (vice chefe).

Diante dos vários membros da comunidade universitária presentes à cerimônia, o professor Meira agradeceu a atuação dos chefes e vice chefes cessantes e fez votos de bom trabalho aos recém-empossados.

“Gostaria de agradecer as chefias que agora terminam seus mandatos, pois contribuíram muito para a gestão da escola. Os departamentos são células acadêmicas e de gestão muito importantes, assim como as unidades auxiliares, contribuindo significativamente para o ensino, a pesquisa e a extensão. Nos colocamos à disposição dos novos chefes e vice chefes para que possamos trabalhar juntos nos próximos anos. Temos que buscar sempre o melhor para nossa escola. Essa postura vem de longa data na história da FMVZ. Todos os docentes que aqui passaram vestiram a camisa da instituição e contribuíram para ela estar no patamar que ela se encontra hoje”, colocou o professor Meira.

O professor Arrigoni complementou: “Reitero os agradecimentos aos que estão deixando as chefias e gostaria de desejar uma ótima gestão para os que assumem agora. Departamentos e direção da escola precisam trabalhar juntos. Nesse novo período, até por exigência da legislação, precisaremos fazer um planejamento conjunto para toda a comunidade. Esse será nosso novo desafio, juntamente com mudanças na Reitoria e um cenário orçamentário ainda indefinido. As gestões da Faculdade e dos departamentos precisarão conversar muito e estar muito alinhados. Mas aqui conhecemos as pessoas e sabemos que todos têm o objetivo único de fortalecer a qualidade da FMVZ. Parabéns a todos que assumem essa missão de estar à frente dos departamentos”.

A professora Eunice Oba fez uso da palavra, lembrando momentos de sua gestão anterior como chefe do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal. “Houve um período de dificuldades, mas depois tudo correu normalmente. Todos trabalharam de maneira consciente e tudo fluiu corretamente. Se estamos aqui é para colaborar com o crescimento dessa instituição. Lembrando que o primordial para esse crescimento é o diálogo. Estou aqui como decana dessa escola e acho que sempre conseguimos trabalhar a partir do diálogo, isso é muito importante. O que já fiz e o que ainda vou fazer é sempre em função da unidade. Agradeço e parabenizo os novos chefes e vice chefes. Tenho certeza de que todos trabalharemos pelo engrandecimento dessa instituição”.

Ao assumir a chefia do Departamento de Clínica Veterinária, o professor Luiz Henrique de Araújo Machado também falou sobre suas expectativas. “Gostaria de agradecer pela oportunidade. Aquele estagiário, vindo da Bahia há alguns anos, nunca imaginou sentar-se nessa cadeira. Fico muito feliz, especialmente porque nosso departamento é tranquilo do ponto de vista de relacionamentos pessoais e institucionais. Para mim é uma honra ocupar esse lugar que foi de tantos colegas que admiro, como os professores Noeme Rocha, Alexandre Borges, José Paes de Oliveira Filho e Renée Laufer Amorim, que agora será minha vice chefe. A professora Renée me apoia muito e somos muito amigos. Acho que é a melhor pessoa para trabalhar ao meu lado. Por fim, digo que nosso departamento sempre esteve presente para colaborar com a instituição e continuaremos com esse intuito”.

Na sequencia, o professor José Nicolau Próspero Puoli Filho fez suas observações sobre esse momento. “O nosso é um departamento único na FMVZ, porque abrange três áreas bem distintas. Agradeço aos professores Paes e Ibiara pela chefia passada. Acredito que temos um desafio muito grande pela frente, que é a implantação do setor de gado de leite. Para quem não conhece muito, os setores são enormes, a fazenda é enorme, então é um departamento que, logisticamente falando, é bastante complicado de gerir. Mas acho que, no atual momento, com o apoio intenso e forte que a Diretoria tem nos dado, conseguiremos superar os novos desafios que virão pela frente”.

O último dos novos empossados a fazer uso da palavra foi o professor Luis Artur Loyola Chardulo. “Primeiramente, gostaria de agradecer à comunidade do departamento pelo apoio. Tivemos uma votação maciça para ocupar essas funções. Gostaria de deixar claro que nossa missão é manter as coisas funcionando bem. Nosso departamento é tranquilo, temos boas relações interpessoais. No último rankeamento ficamos em 6º em pesquisa de toda a Unesp. Temos uma atividade didática e de orientação de alunos bastante intensa. Mas ainda pecamos muito na área de extensão. Estamos tentando melhorar isso, pois temos muito a oferecer. Agradecemos todo o apoio da Diretoria e colocamos o departamento à disposição da FMVZ como sempre foi”.

Por - Sérgio Henrique Santa Rosa


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.