Estão abertas em Botucatu, inscrições para curso de utilização de drones para pulverização
20/02/2024
Estão abertas em Botucatu, inscrições para curso de utilização de drones para pulverização

Foto - Divulgação

Inteiramente online, o objetivo é preparar profissionais para entenderem sobre a tecnologia de aplicação, a partir de uma formação técnica


Vai até o dia 11 de abril o período de inscrições para o Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota (CAAR), que vai acontecer online de 15 a 29 de abril de 2024.

Com o aumento das aplicações possíveis para os drones (tradicionais e mais avançados), houve um crescimento significativo da demanda por diversas formas de operação destes equipamentos, inclusive utilização de drones para pulverização.

Atentos a esse panorama, especialistas elaboraram esse curso, cujo objetivo é preparar profissionais para entenderem sobre a tecnologia de aplicação, a partir de uma formação técnica, com apresentação de conceitos teóricos e práticos. Além de oferecer uma introdução à temática, o curso permite que, ao final, o participante tenha conhecimentos que lhe permitam compreender o uso destes equipamentos no campo.

Além de realizar mapeamentos, as aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) estão sendo cada vez mais inseridas no contexto de aplicação de defensivos agrícolas. A ideia de utilizar esse equipamento parte do mesmo princípio da otimização dos recursos, ao permitir a identificação e a aplicação de defensivos em áreas específicas no campo, gastando-se menos insumos para realizar o controle fitossanitário, além de permitir a pulverização em áreas de difícil acesso, onde os pulverizadores terrestres e os aviões têm dificuldade, o que torna drone uma boa alternativa para esses casos.

O curso segue a habilitação homologada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), atendendo a PORTARIA MAPA Nº 298, em uma área de interesse que atualmente encontra-se em pleno crescimento, projetando os profissionais para o futuro devido às perspectivas de mudanças tecnológicas e inovações no mercado de trabalho.

Organizado pelas empresas MD Agro e Agroefetiva, ambas constituídas por egressos da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, e com apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), o curso online é dividido em 6 módulos, com carga horária de 36 horas, trazendo informações e disponibilizando conhecimento específico e atual, destinado aos profissionais das áreas agrícolas.

O curso também contempla gravações de várias práticas para aumentar a fixação do conteúdo pelos participantes. O conteúdo programático, ministrado por especialistas de competência reconhecida, está dividido nos módulos: I-Introdução ao CAAR; II-Características, mercado e legislação; III-Pragas, doenças, agrotóxicos, toxicologia e
ecotoxicologia; IV-Tecnologia de aplicação; V-Boas práticas agrícolas, calibração e inspeção de faixa e VI-Revisão e prova final.

Programação completa, inscrições e mais informações em: fepaf.org.br  ou em:
https://eventos.fepaf.org.br/evento/ev94--ead-curso-para-aplicacao-aeroagricola-remota-caar#new_tab

Por - Sérgio Henrique Santa Rosa


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.