Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo promove nomeações na Arquidiocese de Botucatu
27/02/2024
Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo promove nomeações na Arquidiocese de Botucatu

A Arquidiocese de Botucatu possui hoje 47 paróquias localizadas em 20 municípios tendo limites territoriais com Sorocaba, Bauru, São Carlos, Piracicaba, Itapetininga, Itapeva e Ourinhos

 

O cônego Joinville Antônio de Arruda, Chanceler da Arcebispado de Botucatu divulgou as recentes mudanças que foram realizadas pelo Arcebispo Metropolitano Dom Maurício Grotto de Camargo, Dom Maurício foi nomeado no dia 19 de novembro de 2008 por sua santidade, o Papa Bento XVI. A Arquidiocese de Botucattu compreende 47 paróquias localizadas nos 20 municípios localizados no centro do estado de São Paulo.

Os limites territoriais de Botucatu são com a Arquidiocese de Sorocaba e com as Dioceses de Bauru, São Carlos, Piracicaba, Itapetininga, Itapeva e Ourinhos. Já a Província Eclesiástica de Botucatu é composta pela Arquidiocese de Botucatu e as Dioceses de Assis, Marília, Lins, Presidente Prudente, Bauru, Araçatuba e Ourinhos.

Para melhor desempenho pastoral a Arquidiocese de Botucatu foi dividida em quatro regiões pastorais: RP1 – Botucatu; RP2 – Avaré; RP3 – Laranjal Paulista; e RP4 – Lençóis Paulista.

 

Nomeações

Padre André Luiz Benedito, toma posse da Paróquia Santa Cruz, em Areiopolis

Padre Donizete Camilo Junior toma posse da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pereiras

Padre Cristiano Pedroso Robles toma posse da .Paróquia São Roque, em Laranjal Paulista

Padre Luiz Aparecido Iauch, como Vigário Paroquial da Paróquia do Menino Deus e da Paróquia Nossa Senhora Menina, em Botucatu

Padre Johnny Peterson Oliveira Rocha, como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Avaré

Padre Daniel Bruno Garcia Veiga, como Vigário Paroquial das Paróquias São Pedro e São Paulo, em Lençóis Paulista e Nossa Senhora das Graças, em Borebi

 

Diferença entre vigário geral e pároco

A palavra “pároco” significa aquele padre que recebeu do Arcebispo a missão de conduzir, celebrar e santificar uma porção do povo de Deus, lendo e meditando a Palavra de Deus e, organizando como pastor a comunidade. Cada paróquia, cada porção de fiéis em que se divide a diocese, precisa de um pároco, alguém que mora em seu meio e o governa em nome do bispo. 

Já a palavra “vigário” significa alguém que faz as vezes do bispo e do pároco quando estes estão impossibilitados de estar com sua paróquia. Há paróquias grandes que precisam de dois ou mais vigários que ajudem o pároco no exercício de suas funções. E, como no caso de Botucatu, pode haver um pároco e um vigário em uma paróquia, como a de Nossa Senhora Menina, na Vila Maria e Menino Deus, no Bairro Alto, ambas administradas pelo padre Gustavo Viaro Corrêa.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.