Botucatu terá curso terapêutico presencial de técnica milenar de tecelagem manual
11/10/2022
Botucatu terá curso terapêutico presencial de técnica milenar de tecelagem manual

Macramê surgiu, originalmente, para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas e outras peças e o artesanato consistindo no uso de nós e amarrações feitas com as mãos e que formam tramas e desenhos geométricos

 

A psicóloga clínica, artista têxtil, professora e terapeuta transpessoal do Instituto Ungambikkula, Jacqueline dos Santos estará ministrando em Botucatu o Curso de Macramês, na Clínica Trombini, no dia 6 de novembro. O curso presencial tem duração de 8 horas e as inscrições podem ser feitas através do telefone (19) 98812-7436.  

Instituto Ungambikkula é uma cooperativa de artistas que se identifica como A Tribo do Futuro. Ao longo dos anos de carreira a tribo construiu uma expertise em encantar o público com apresentações que mesclam música, artes plásticas e dança.

O macramê é uma técnica milenar de tecelagem manual, surgiu originalmente para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas e outras peças. O artesanato consiste no uso de nós e amarrações feitas com as mãos e que formam tramas e desenhos geométricos. O artesanato é totalmente manual, não precisando de ferramentas para sua execução.

Para fazer macramê a melhor indicação são os cordões de algodão, podem ser trançados, lisos, finos ou grossos. Além deles também podem ser utilizados barbantes em várias espessuras, fios de poliéster, fios de polipropileno (fio náutico). Outros fios como os de algodão ou lãs, são indicados para fazer franjas e detalhes de acabamentos.

A arte manual pode ser terapêutica, pois a concentração exigida na confecção de um nó faz com que os pensamentos aleatórios se desviem e aos poucos a pessoa vai se desestressando. No final, a pessoa ainda sente uma grande satisfação por ter feito algo com as próprias mãos. Foi em busca desse benefício que as aulas on-line de macramê aumentaram no período de pandemia de covid-19.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.