Pesquisador e acadêmico lança livro que marca o centenário da igreja do Bairro
17/08/2023
Pesquisador e acadêmico lança livro que marca o centenário da igreja do Bairro

                  Livro de Gesiel Júnior resgata história paroquial e mostra como era a primeira matriz do Bairro

 

Pesquisa resgata os 100 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus criada pelo primeiro bispo, dom Lúcio Antunes de Souza, em setembro de 1923

 

Na noite do próximo dia 1º de setembro acontece a sessão de autógrafos do livro “A igreja do Bairro e sua história centenária”, escrito pelo pesquisador e acadêmico Gesiel Júnior, que comemora a criação da segunda paróquia de Botucatu, situada na Vila dos Lavradores. O lançamento será às 20 horas, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Com 240 páginas, a obra foi prefaciada pelo arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo, que a considera “um precioso instrumento, senão o mais importante”, para a comemoração dos 100 anos da paróquia, criada pelo primeiro bispo, dom Lúcio Antunes de Souza, em setembro de 1923.

“Nessa narrativa percorre-se dos primórdios até a atualidade a saga do catolicismo em Botucatu, com foco na igreja da Vila dos Lavradores, o lugar para onde confluem tradições, expectativas, problemas culturais, sociais e políticos de seus habitantes”, realça Gesiel Júnior. Ele diz que aos leitores a publicação apresenta uma série de dados inéditos e de fotografias raras, frutos de pesquisa arquivística e de análise histórica.

“O novo livro do Gesiel é um primor. Afinal, ele soube alinhavar fatos locais aos nacionais e internacionais da Igreja. Chega a ser emocionante a maneira como ele os descreve com base em comprovações documentais, incluindo as jornalísticas. E a intimidade com o desenrolar dos fatos dentro da diocese é muito própria do Gesiel, apenas. Isso demonstra a correção da escolha dele para tão importante missão. Está de parabéns, mais uma vez”, avaliou o escritor e pesquisador botucatuense João Carlos Figueiroa.

O pároco da igreja do Bairro, padre José Hergesse, informa que o livro teve a sua edição patrocinada por empresas e famílias da comunidade, as quais quiseram celebrar o jubileu paroquial como forma de “agradecer pelas ações boas que foram realizadas ao longo desses anos e recomeçar a partir de Jesus Cristo, nossa luz e nossa única esperança”.

Com selo da Editora Gril, a publicação traz na contracapa a descrição da primeira Matriz do Sagrado Coração de Jesus, cujas ilustrações foram reconstituídas digitalmente pelo designer Douglas Pires. O exemplar custa R$ 40,00.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.