Atleta botucatuense desfila em carro aberto após se destacar no Mundial de Aquabike, na Eslováquia
31/08/2022
Atleta botucatuense desfila em carro aberto após se destacar no Mundial de Aquabike, na Eslováquia

Renata é a primeira mulher do Brasil a conquistar provas nesta categoria, modalidade onde é necessário velocidade, regularidade e resistência, com 2 quilômetros de natação em mar aberto e 80 quilômetros de ciclismo

 

A atleta botucatuense Renata Spadotto, desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiros para comemorar com a Cidade sua performance no Campeonato Mundial Aquabike disputado, recentemente, em Samorin na Eslováquia.

Renata é a primeira mulher do Brasil a conquistar resultado expressivo nesta categoria, uma nova modalidade onde é necessário velocidade, regularidade e resistência, com 2 quilômetros de natação em mar aberto e 80 quilômetros de ciclismo.

Em sua página de Facebook, a professora Renata ensina que a pessoa numa deve desistir. Cita que é atleta amadora e nas horas que sobram do seu dia a dia treina duro, saindo da rotina de 60 aulas semanais, onde, além de dar aula, ter que preparar aula, atividades, provas e corrigir. “Essa é minha rotina de trabalho. Não vou mudar o mundo, mas se mudar as coisas à minha volta já valeu a pena estar nesse mundo”, ensina.

A atleta e professora, desde os 12 anos de idade pratica natação e já ganhou vários títulos competindo pela Associação Atlética Botucatuense (AAB), levando o nome da Cidade para diferentes regiões do Brasil, “Já tive uma fase da minha vida de sedentarismo, quando engordei quase 20 kg. Mas, há 7 anos atrás conheci a bike através de um amigo e, desde estão, minha vida começou a mudar. Me tornei mais saudável, comecei a emagrecer e a pedalar. Descobri novamente o que fazia sentido na minha vida”, ressalta Renata.

Sua primeira competição de bike foi em 2017 na Copa Interior de Triathlon, São Pedro. “A natação foi linda, mas quando cheguei para pegar a bike tiver que trocar um dos pneus que havia furado. Continuei a prova e menos de 2 km depois o pneu furou novamente. Apesar dos problemas, cheguei em 5° lugar”, lembra, completando “que são nas dificuldades que encontramos forças para melhorar e evoluir. Tudo isso só me deu mais forças e motivação para continuar nesse esporte”.

Em novembro 2021 no 1° Campeonato Brasileiro de Aquabike no Brasil ela passou a fazer parte da história desse esporte sendo campeã brasileira, obtendo vaga para o mundial de Aquabike em Samorin, na Eslováquia, este ano. “Muito feliz com minha trajetória de vida e por conseguir chegar até onde cheguei. Isso só foi possível, graças a muita disciplina, foco, treino, superação da dor, de querer muito algo na vida, poder contar com minha família e encontrar amigos que me ajudaram. Que minha história possa ser inspiração para mais pessoas”, concluiu.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.