Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu integrará projeto nacional sobre epilepsia
14/07/2023
Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu integrará projeto nacional sobre epilepsia

O objetivo do projeto é diagnosticar o atendimento dos pacientes portadores de epilepsia nos três níveis de atenção: atenção primária, secundária e terciária do Brasil

 

No mês de junho, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi indicado para participar do Projeto “Epilepsia: Diagnóstico Situacional”, pertencente ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Hospital Moinhos de Vento, tendo como responsável técnico do projeto o neurocirurgião Dr. Eliseu Paglioli.

O objetivo do projeto é diagnosticar o atendimento dos pacientes portadores de epilepsia nos três níveis de atenção: atenção primária, secundária e terciária do Brasil. Em relação à atenção terciária, serão visitados para realizar este diagnóstico 30 Centros de Referência habilitados na Alta Complexidade em Neurologia e Neurocirurgia com o serviço de investigação e cirurgia de epilepsia no Brasil, dentre eles, o HCFMB.

Estes centros serão diagnosticados em vários quesitos, como: fluxos de atendimento; envolvimento no processo de regulação, oferta e demanda; estrutura física e gestão dos atendimentos ao paciente com epilepsia de difícil controle.

As atividades serão acompanhadas e implementadas pelo Hospital Moinhos de Vento (HMV) e, para o levantamento das informações, são realizadas visitas técnicas presenciais por consultores do Programa e entrevistas com gestores responsáveis pelos Serviços de Neurologia e Neurocirurgia.

A visita presencial foi realizada no dia 13 de junho, sendo iniciada na Sala de Reuniões da Superintendência e contou com a presença dos consultores do Hospital Moinhos de Vento Enf.ª Julia Kulcynski e Dr. William Alves Martins. Representando o HCFMB, fizeram-se presentes a Diretora de Assistência à Saúde, Dr.ª Silke Anna T. Weber, a Gerente de Enfermagem, Darlene Bravim Cerqueira, a Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação, Enf.ª Elisangela Barbosa Dias, a Diretora do Departamento Econômico, Financeiro e Contábil, Talita Aparecida Gonçalves; o enfermeiro Luiz Alberto de Souza Morais, representando o Núcleo de Gestão da Qualidade, os médicos Dr. Fernando Coronetti Gomes da Rocha e Dr. Luiz Betting, do Serviço de Neurologia, e a Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (CCIRAS), Dr.ª Sandra Mara Queiroz.

Luiz Alberto explica que uma das ferramentas do Projeto é o diagnóstico situacional, que permite um olhar mais direcionado para a assistência ao paciente com epilepsia. “A ferramenta possibilitará a identificação das demandas dos pacientes diagnosticados com epilepsia no âmbito dos serviços de saúde, compreendendo se o manejo está adequado às necessidades, e a avaliação da estrutura da rede de atenção quanto ao fornecimento dos serviços necessários para essa evolução”.

Após a coleta dos dados para a realização do diagnóstico situacional, os consultores do Hospital Moinhos de Vento e membros do Núcleo de Gestão da Qualidade do HCFMB realizaram uma visita monitorada nas Enfermarias, Ambulatórios, Bloco Cirúrgico, Pronto-Socorro Referenciado, Seção de Fisiodiagnóstico – setor de Eletroencefalografia, Núcleo de Qualidade e Núcleo Interno de Regulação, acompanhados pelos responsáveis das unidades.

As informações obtidas no diagnóstico situacional serão apresentadas para as partes interessadas e aos especialistas, a fim de subsidiar um debate com representantes de todas as esferas da saúde. Ao final, será entregue o documento intitulado “Proposição de estratégias de enfrentamento para atendimento ao paciente com epilepsia no SUS”, contendo a análise dos dados e as proposições conforme informações levantadas pelo projeto PROADI-SUS.

A Diretora de Assistência à Saúde, Dr.ª Silke Weber, acredita que a participação do HCFMB contribuirá para um atendimento cada vez mais humanizado e eficaz dos pacientes. “Ser escolhido para integrar este projeto é uma grande honra e mostra o papel do Hospital não somente na assistência à saúde de nossa região, mas também como formador de opinião e de políticas públicas de saúde em âmbito nacional”.

Por - Maíra Masiero


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.