Bombeiros participam de Campeonato Brasileiro e Sul-americano de Salvamento Aquático em Itapema
13/11/2023
Bombeiros participam de Campeonato Brasileiro e Sul-americano de Salvamento Aquático em Itapema

Dentre os 800 competidores, desse que é o maior evento de salvamento aquático do Brasil, estiveram presentes 3 bombeiros do 15° Grupamento de Bombeiros da  região de Botucatu

 

Neste final de semana bombeiros de São Paulo participaram do 22° Campeonato Salvamento Aquático - Sobrasa Rescue, em Itapema, Santa Catarina. Evento foi organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) com o apoio da Prefeitura de Itapema por meio da Secretaria de Cultura e do Esporte. O evento serviu,  também, como seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade em 2024 na Gold Cost, na Austrália.

Dentre os 800 competidores, desse que é o maior evento de salvamento aquático do Brasil, estiveram presentes 3 bombeiros do 15° Grupamento de Bombeiros da  região de Botucatu. São eles: Claudenir Celestino (Botucatu); Murilo Zampieri e Marcelo Zampieri (Piraju). Também participou Rodrigo Araújo, de Ribeirão Preto (9°GB).

Os policiais obtiveram resultados expressivos nas provas que participaram e conquistaram o 9º lugar entre as 24 equipes participantes entre elas, as Forças Armadas e Seleção Nacional da Argentina. As provas foram divididas em dois dias, um em piscinas e outra no mar. Em quase todas as modalidades havia um representante dos bombeiros no pódio.

O objetivo do esporte de Lifesaving (Salvamento Aquático Desportivo) é reduzir a incidência de morte por afogamento no mundo, disseminando a cultura da prevenção e salvamento aquático, melhorando a técnica e promovendo o intercâmbio de experiências entre os praticantes e guarda vidas do mundo.

Na competição foram aplicadas provas simulando a atividade de guarda-vidas e salvamento, nos cenários de mar e piscina, nas categorias individual e em equipe. Na praia foram duas arenas com provas: 

  • Arena mar: run-swing-run (aquathlon), rescue tube (salvamento com tubo de resgate), board rescue (salvamento com pranchão), surf race (prova de natação no mar) e board race (prova de remada) e revezamento OcenMan por equipes (um nadador, um remador, um com surfski e um corredor);
  • Arena praia: beach flag (corrida à nadadeira) e beach sprint (tiro de 90 metros).

Na piscina houve as provas de 50m manikin carry (50 metros carregando um manequim), 100m manikin carry with fins (100 metros carregando um manequim fazendo o uso de nadadeiras), 4x25m manikin carry (4×25 metros carregando um manequim) e 4x50m medley relay (4×50 metros medley de resgate). 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.