Contra veto do presidente, governador de São Paulo mantém uso obrigatório de máscara em presídios
09/07/2020
Contra veto do presidente, governador de São Paulo mantém uso obrigatório de máscara em presídios

Foto – Divulgação/SAP

A exigência da proteção é válida para todos os 35.258 servidores da pasta e os 218.701 presos do sistema estadual, o que torna inócuo o veto assinado pelo Governo Federal em todo o território paulista

 

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo informa que o uso obrigatório de máscaras como meio de prevenção ao coronavírus está mantido em todas as 176 unidades prisionais do estado. A exigência da proteção é válida para todos os 35.258 servidores da pasta e os 218.701 presos do sistema estadual, o que torna inócuo o veto assinado pelo Governo Federal em todo o território paulista.

A decisão, de acordo com o governo, segue critérios científicos e de saúde adotados em todo o mundo como um dos principais métodos para impedir o contágio pelo coronavírus em ambientes com circulação de pessoas. Além de zelar pela saúde de servidores e de detentos, a Administração Penitenciária aponta que também ajuda a população de São Paulo a se proteger com a produção de mais de 4,2 milhões de máscaras nas unidades prisionais estaduais.

Em meio ao avanço do contágio da covid-19, o novo coronavírus, no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro, que foi infectado e está em isolamento, ampliou na segunda-feira (6) o veto a trechos de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional sobre a obrigatoriedade o uso de máscaras no país, ao derrubar o trecho que determinava que o equipamento seria obrigatório em presídios e nos estabelecimentos de cumprimento de medidas socioeducativas.

O uso de máscara é amplamente recomendado por autoridades e especialistas em saúde como uma forma de reduzir a transmissibilidade do novo coronavírus, causador da covid-19, doença que já infectou 1.716.196 pessoas e matou 68.055 no Brasil (até as 15h desta quinta-feira), segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no domingo. Foram recuperadas 1.117.922 pessoas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.