Câmera de monitoramento flagra onça suçuarana em espaço recreativo de São Manuel
08/09/2022
Câmera de monitoramento flagra onça suçuarana em espaço recreativo de São Manuel

Foto: Reprodução/Ilustrativa

É um animal solitário e mais ativo à noite alimentando-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista

 

Uma onça-parda também conhecida como suçuarana ou puma foi flagrada passeando dentro de um clube em São Manuel. O caso ocorreu na última segunda-feira (5), mas as imagens só repercutiram  dias depois nas redes sociais.

O registro feito por câmeras de monitoramento mostram o felino andando tranquilamente pelas dependências do local.  Segundo a gerência do clube, existe uma grande área de mata ao redor da associação, mas essa foi a primeira vez que uma onça foi vista dentro do espaço recreativo. O animal sumiu no mesmo dia e não houve registro de ataque.

Esse animal é capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.  Mede até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e seu peso pode chegar a 72 quilos, sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor brancas.

É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerado um predador oportunista. A onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, mas já foi extinta em algumas localidades da América do Norte e Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.