Denúncia leva a Polícia Ambiental a apreender 120 jacarés em criadouro abandonado em Bofete
04/03/2023

Denúncia leva a Polícia Ambiental a apreender 120 jacarés em criadouro abandonado em Bofete

Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Os policiais localizaram 120 animais, com idades entre 10 e 15 anos, alojados em 27 tanques, todos sem alimentação, sendo que alguns deles estavam mortos ou mutilados, pois os animais famintos estavam praticando canibalismo

 

Através de uma denúncia anônima feita por populares, a Polícia Militar Ambiental esteve em um área rural de Bofete, usada como criadouro irregular de jacarés da espécie papo-amarelo. Ao fazer as fiscalização os policiais detectaram que o local havia sido abandonado pelo dono.

Os policiais localizaram 120 animais, com idades entre 10 e 15 anos, alojados em 27 tanques, todos sem alimentação. Alguns deles estavam mortos ou mutilados, pois os animais famintos estavam praticando canibalismo. Também foram encontrados canos entupidos por fezes, água parada com muitos mosquitos, lodo e até ossadas de jacarés.

Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, vizinhos do criadouro alegaram que há quatro meses ninguém aparece na área. O dono do local foi identificado e multado em R$ 360 mil.  A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informou que está providenciando destinação e alimentação imediatas para os animais.

 

Descrição

Esta espécie de jacaré da papo-amarelo tem este nome em razão de, na fase do acasalamento, animais costumam ficar com a área do papo amarelada.  Mede em média cerca de 2 metros mas já foram registrados indivíduos excepcionalmente grandes com 3,5 metros.

A espécie é característica pelo seu focinho curto e largo que tem quase o mesmo comprimento que a largura à altura dos olhos. Machos geralmente possuem maior tamanho corporal e largura craniana. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de tartarugas ou tatus com extrema facilidade.

Alimentando-se de moluscos, crustáceos, animais, insetos, peixes, aves, morcegos e até mesmo ungulados e outros répteis não sendo incomum o canibalismo praticado por jacarés adultos contra filhotes. O jacaré-de-papo-amarelo faz parte da lista de animais em extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.