Prefeitura de São Manuel reforma estação ferroviária, cria lombofaixa e Centro para o Trabalhador
12/11/2023
Prefeitura de São Manuel reforma estação ferroviária, cria lombofaixa e Centro para o Trabalhador

Uma das obras em andamento é na antiga estação ferroviária que deverá ser a nova sede da Diretoria Municipal de Turismo

 

A Administração Municipal de São Manuel, através da Diretoria de Obras, iniciou a segunda parte da reforma de todo o complexo que abrigava os prédios da antiga Estação Ferroviária, onde se encontrava a casa do chefe da estação e a venda de bilhetes. A empresa Apolo Construções e Projetos está realizando a obra que custará R$ 930.660,44, recurso proveniente de emenda parlamentar.

O local recebeu o cercamento necessário para a realização das obras que envolvem a plataforma de embarque com a colocação de 150 m² de alambrado em tela de aço galvanizado, já concluídos, 81 m² de assoalho em tábua de madeira aparelhada, novas instalações elétricas e hidráulicas, com nova iluminação, construção de novas calçadas, construção de palco, substituição de piso, forro e recuperação do reboco das paredes, substituição do telhado dentre outros.

O local, que está sendo totalmente reurbanizado, será utilizado nos projetos culturais no prédio já reformado pela Diretoria Municipal de Cultura e abrigará a nova sede da Diretoria Municipal de Turismo.

 

Nova lombofaixa

Outra obra da Administração Municipal, através da Diretoria de Obras, solicitou à empresa responsável pelas obras de drenagem e recapeamento nas Avenidas José Horácio Mellão e Aldo Marini a construção de lombofaixas, visando aumentar a segurança e acessibilidade dos pedestres e, ainda, diminuir a velocidade dos veículos.

Após o recapeamento da Avenida Aldo Marini praticamente concluído e, ainda, na rotatória da Avenida José Horácio Mellão, as lombofaixas construídas receberam a pintura com a sinalização adequada.

A lombofaixa construída na Avenida José Horácio Mellão, sentido bairro-cidade, no cruzamento com a Rua Joaquim B. Costa, foi construída fora das especificações de acordo com o Código Nacional de Trânsito e foi refeita pela empresa responsável, que finalizou os serviços nesta sexta-feira (10).

A Diretoria Municipal de Obras irá continuar os trabalhos de recuperação na Avenida Aldo Marini, que ainda tem um trecho interditado em virtude de uma obra ainda inacabada de drenagem, sentido bairro-cidade e dentro dos próximos dias irá iniciar a construção de rampas de acessibilidade em todo o seu entorno.

 

Centro de Referência para o Trabalhador

Através da Diretoria de Indústria e Comércio, a Prefeitura também está reformando e realizando as adequações necessárias para a instalação do CEDEPE (Centro de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), que já vinha funcionando no prédio localizado na Rua Epitácio Pessoa juntamente com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Sebrae, aulas dos cursos de qualificação profissional, Banco do Povo, Procon, Junta de Serviço Militar e Diretoria de Turismo.

Na reforma, estão sendo realizadas adequações e melhorias em todo o prédio existente, construção de pátio para estacionamento para veículos de grande porte para a realização de aulas durante os cursos de capacitação profissional, dentre outros. A Construtora América Projetos e Empreendimentos é a responsável pela obra, que custará aos cofres públicos R$ 1.268.276,12.

O telhado foi substituído, as obras estão dentro do cronograma e as principais modificações que estão sendo realizadas no prédio são: substituições de calhas, rufos, construção de muros de contenção e de arrimo, construção de novas calçadas e muretas, substituição dos rebocos das paredes, reforma do piso e assoalhos das salas, pintura externa e interna, substituição dos forros e vidros, reforma da lavanderia e copa, instalação de elevadores e rampas para acessibilidade, reparos na rede elétrica e hidráulica, dentre outras.

Da Assessoria


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.