Ação da Guarda Municipal e SAMU salva a vida de criança que se engasgou ao engolir comprimido
03/11/2021
Ação da Guarda Municipal e SAMU salva a vida de criança que se engasgou ao engolir comprimido

Durante os procedimentos foi constatada uma parada cardiorrespiratória na criança de 4 anos de idade que necessitou de procedimentos de reanimação durante seu deslocamento ao hospital

 

Uma ação da Guarda Civil Municipal (GCM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Botucatu, na noite desta terça-feira (2) salvou a vida de uma criança de 4 anos de idade que se engasgou ao engolir um comprimido Paracetamol e teve parada cardiorespiratória.

Agentes foram acionados através do telefone 199 para se deslocarem até o Cachoeirinha 1, onde, segundo informações passadas pelos moradores do local, uma criança estaria engasgada. A viatura estava próxima e rapidamente deu os primeiros atendimentos (manobra de Heimlich e reanimação cardiorrespiratória), a fim de desobstruir as vias aéreas da criança, onde veio a constatar que esta, realmente encontrava-se engasgada.

Feito contato com a genitora, que se apresentava muito nervosa e relatou que a criança tinha ingerido um comprimido e veio a engasgar. Em tempo contínuo, chegaram as demais viaturas no apoio e, também, auxiliaram nos procedimentos. Também foi solicitado, com urgência, a presença da equipe médica do SAMU que deu continuidade ao atendimento.

Durante os procedimentos, foi constatada uma parada cardiorrespiratória na criança. Diante da situação, foi conduzido ao Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da  Unesp e, no deslocamento, foram realizados procedimentos de reanimação. Já nas proximidades do PS, a criança voltou a respirar e o coração voltou à atividade. Uma equipe médica já aguardava a ambulância e deu prosseguimento ao atendimento. Sendo assim a criança, com vida, ficou aos cuidados da equipe da Pediatria daquele hospital.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.