Ação da GCM prende criminosos que praticavam crime de extorsão em cliente da CEF
16/11/2022
Ação da GCM prende criminosos que praticavam crime de extorsão em cliente da CEF

GCM apontou que três indivíduos teriam conduzido um cidadão até a agência bancária da Rua General Telles sob ameaças e agressões, forçando o mesmo a fazer um empréstimo de vinte mil reais

 

Ao final da manhã desta quarta-feira (16) a Guarda Civil Municipal de Botucatu foi solicitada através do telefone 153 para atender uma ocorrência que indicava que três indivíduos teriam conduzido um cidadão até a Caixa Econômica Federal (CEF) da Rua General Telles, região central da Cidade, sob ameaças e agressões, forçando o mesmo a fazer um empréstimo de vinte mil reais na referida agência.

As viaturas rapidamente seguiram para o local e os GCMs, com as características transmitidas, lograram êxito em avistar um veículo nas proximidades da agência com dois indivíduos. Após contato com a vítima no interior da agência bancária também foi localizado um terceiro indivíduo e a ação rápida desencadeada pela guarda municipal evitou a realização do empréstimo.

As partes foram encaminhadas à Central de Polícia Judiciária onde a autoridade policial presente tomou ciência dos fatos, indiciando os três acusados em crime de extorsão, sendo todos recolhidos à cadeia transitória de Itatinga.

Conforme artigo 158 do Código Penal, o crime de extorsão caracteriza-se pela conduta de constranger alguém a fazer, tolerar ou deixar de fazer algo, sob violência ou grave ameaça, com objetivo de obter vantagem indevida. Trata-se de crime contra o patrimônio, com pena que pode variar de 6 a 12 anos de reclusão e multa, se o crime for cometido mediante restrição da liberdade da vítima para a obtenção da vantagem econômica. Nesse tipo de crime, geralmente é exigido algum ato ou colaboração da vítima.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.