Preso e condenado por ataque a bancos em Botucatu é transferido para uma penitenciária federal
13/06/2023
Preso e condenado por ataque a bancos em Botucatu é transferido para uma penitenciária federal

Foto – Divulgação

Condenado a mais de 50 anos de prisão por mega-assaltos a bancos, Tiago Faria ficou conhecido por ter rasgado notas dos jurados do carnaval de SP em 2012

 

Condenado a mais de 50 anos de prisão por mega-assaltos a bancos no estado de São Paulo, Tiago Ciro Tadeu Faria "Gianecchini do crime", foi transferido da penitenciária 2 de Presidente Venceslau — conhecida por ser de segurança máxima em SP — para uma unidade do Sistema Prisional Federal.

O assalto a agência bancária de Botucatu terminou com moradores do entorno reféns, dois policiais militares feridos e um suspeito morto. Em vídeo gravado por testemunhas é possível ver a ação dos bandidos, que estavam fortemente armados com fuzis e realizaram diversos disparos.

Pelo menos 40 homens teriam participado da ação criminosa. A troca de tiros intensa foi ouvida de vários pontos da cidade e balas atingiram imóveis em uma das ruas usadas como rota de fuga do bando. Vários criminosos foram identificados e presos, num trabalho conjunto da Polícia Civil de Botucatu e São Paulo.

Tiago ficou conhecido em razão de no carnaval de 2012, invadiu a apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo e rasgou as notas dos jurados no carnaval. Na época, ele era representante da escola de samba Império de Casa Verde.

A transferência de presídio foi feita em 7 de junho, feriado de Corpus Christi. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) nesta terça-feira (13).

A cidade do presídio para o qual Tiago foi levado e o motivo da transferência não foram informados pela SAP. Porém, de modo geral, as penitenciárias federais abrigam presos que não podem ficar nas unidades prisionais dos estados por questões de segurança, por serem considerados mais perigosos.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Sistema Penitenciário Federal "tem finalidade de combater o crime organizado, isolando as lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade".


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.