Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta Botucatu como a segunda cidade mais segura do Brasil
04/08/2023
Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta Botucatu como a segunda cidade mais segura do Brasil

Estudo leva em conta cidades acima dos 100 mil habitantes na categoria Mortes Violentas Intencionais que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço

 

Botucatu é a segunda cidade mais segura do País de acordo com o Ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A cidade ficou atrás apenas de Jaraguá do Sul, cidade de Santa Catarina.

O estudo leva em conta cidades acima dos 100 mil habitantes na categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI) que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço.

O ranking utiliza como metodologia a base de dados o ano de 2022 das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Ranking das dez cidades mais seguras do Brasil

 

1º - Jaraguá do Sul – SC

2º - Botucatu – SP

3º - Brusque – SC

4º - São Caetano do Sul – SP

5º - Indaiatuba – SP

6º - Criciúma – SC

7º - Santa Bárbara d'Oeste – SP

8º - Salto – SP

9º - Atibaia – SP

10º - Itapetininga – SP

 

Investimentos em segurança pública

Nos últimos anos Botucatu tem feito investimentos robustos em segurança pública. A Secretaria de Segurança adquiriu novas viaturas, armamento, munições e coletes, além de implantar a Muralha Virtual.

Desde o início deste ano a Cidade é monitorada por 90 câmeras de monitoramento das principais entradas e saída, praças, vias públicas e fachadas de escolas públicas.

Destes equipamentos, mais de 50 são câmeras do modelo PTZ que tem capacidade de monitoramento 360º, com longo alcance e funcionamento 24 horas por dia. As imagens produzidas por esses equipamentos serão monitoradas pelo Centro de Operações Integradas da Muralha Virtual.

Outro investimento importante foi a contratação de novos agentes para a Guarda Civil Municipal, dobrando o efetivo pessoal. Com isso, a Cidade passa a ter um Guarda Civil Municipal para cada mil habitantes.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.