Projeto em Botucatu ajuda egressos do sistema penal a entrarem no mercado de trabalho
18/10/2023
Projeto em Botucatu ajuda egressos do sistema penal a entrarem no mercado de trabalho

Iniciativa também desenvolve palestras em outras unidades e mobiliza a sociedade com políticas públicas voltada a segurança pública

 

Projeto que ajuda indivíduo que deixa o sistema prisional após pagar sua dívida com a sociedade a entrarem no mercado de trabalho, contribuindo com a segurança do município já está em atividade no município de Botucatu fechando parcerias e colaboradores para ampliar a rede de atendimento após a liberdade do reeducando do sistema prisional.

Em parceria com o Instituto Ação Pela Paz, tem o apoio do Programa Semear e Secretaria de Administração Penitenciaria, esse projeto empregou mais de 60 egressos em um ano e meio no município de Jaú.

O projeto tem coordenação de Juberto Galdino, tecnólogo em Gestão Pública, Pós- Graduando em Gestão de Projeto e Negócio Social, com atuação em projetos sociais em políticas de atenção a pessoas em situação de rua, drogas e egressos do sistema prisional, levando essas pautas nas esferas municipais, regionais e estaduais.

“A unidade prisional separa um grupo de residentes da Cidade que irá receber o projeto e ali começa a ser desenvolvido, quando o reeducando sai em liberdade ele entra em contato ou a unidade informa de sua saída. Então, encaminhamos e acompanhamos a progressão dele no dia a dia, auxiliamos com vagas de trabalho, fechamos parcerias com empresas e instruímos em suas demais necessidades”, coloca Galdino.

De acordo com o coordenador do projeto, “a iniciativa também contribui com a diminuição do índice de reincidência criminal; com a economia em gasto com segurança pública; e com a segurança do município”.

O projeto atende presos que estão no Centro de Progressão Penitenciária (CPPI, II e III de Bauru) com chances de ampliar o atendimento a cidades da região de Botucatu em 2023. O projeto também desenvolve palestras em outras unidades e mobiliza a sociedade com políticas públicas voltada a segurança pública.

 

Parceiros

- Semear - Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação do Recuperando. O objetivo do Semear é reduzir a reincidência e o reingresso ao sistema carcerário por meio de atividades realizadas pelas unidades prisionais nas áreas de educação, profissionalização e saúde.

- Instituto de Ação Pela Paz – Apoia o poder público e a sociedade civil em iniciativas que contribuam para a redução da reincidência criminal

– Secretaria de Administração Penitenciaria - SAP


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.