Polícia Ambiental flagra duas pescadoras praticando pesca com técnica não permitida
24/10/2023
Polícia Ambiental flagra duas pescadoras praticando pesca com técnica não permitida

A dupla, ao perceber a chegada dos policiais em viatura embarcada jogou dentro da represa um soquete de madeira e plástico, petrecho usado para prática de pesca de batida

 

Durante Operação Pré-Piracema e em patrulhamento preventivo náutico pela represa de Barra Bonita, Município de São Manuel, a Polícia Militar Ambiental, regional de Botucatu, avistou um barco com duas pessoas efetuando a retirada de rede de dentro da represa em área de proteção ambiental.

A dupla, ao perceber a chegada dos policiais jogou dentro da represa um soquete de madeira e plástico, petrecho usado para prática de pesca de batida, (técnica não permitida). A equipe efetuou abordagem da embarcação e após identificação verificou-se tratar de duas mulheres, ambas se identificaram como pescadoras profissionais, porém apenas uma apresentou o RGP (Registro Geral de Pesca). Mas, efetuada consulta no site do Ministério da Agricultura, não consta como cadastrada.

As pescadores informaram que jogaram o petrecho fora ao avistar a viatura embarcada e por saber ser proibido a utilização na represa. Verificou-se dentro do barco 10 quilos de peixes nativos e exóticos ainda vivos. Diante do exposto como medida administrativa, lavrado 2 autos de infração por pescar mediante a utilização de técnica não permitida, conforme disposto no artigo 35 da Resolução da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), com multas no valor de R$ 4.800,00.

Na ação constituída como crime ambiental, ficaram apreendidas 10 redes de nylon com malhas 110mm, 2,2 metros de altura, com 25 metros de comprimento, totalizando 250 metros de comprimento. 10kg de peixes, que foram soltos em seu habitat natural.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.