Secretário de Saúde mostra preocupação com o aumento de novos casos de coronavírus em Botucatu
13/05/2021
Secretário de Saúde mostra preocupação com o aumento de novos casos de coronavírus em Botucatu

Mais de 100 casos novos estão sendo confirmados por dia, o que leva uma projeção no fechamento da semana epidemiológica entre 500 a 600 novos casos, representando aumento expressivo na transmissão do vírus

 

Ao divulgar o boletim diário sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus no Município de Botucatu, na noite desta quarta-feira (12), o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, realçou sua preocupação com relação ao aumento de casos novos da doença.

“Estamos observando um aumento de coronavírus em nosso Município. Sendo que pelo terceiro dia consecutivo (segunda, terça e quarta-feira) tivemos mais de 100 casos novos confirmados por dia, o que leva uma projeção (de casos) no fechamento da atual semana epidemiológica entre 500 a 600 novos casos, representando aumento expressivo na transmissão do vírus”, alerta Spadaro.

Como tem feito nas últimas semanas, o secretário volta a alertar sobre a necessidade de a população intensificar as medidas de prevenção para evitar o avanço do coronavírus na Cidade. Enfoca que a perspectiva da vacinação em massa (prevista para acontecer domingo, dia 16) é, extremamente, importante, mas não se traduz em um relaxamento das medidas de prevenção que serão necessárias, até que os efeitos completos da vacinação em massa sejam atingidos em 30 dias após a aplicação da segunda dose.

 “Não podemos perder todo trabalho e esforço já desenvolvidos até aqui. É importante que a população colabore fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, colocou Spadaro.

Nesta mesma linha, o prefeito Mário Pardini enfatiza que a diminuição no número de novos casos depende do esforço coletivo. "Depende de cada um de nós controlarmos essa situação, pois só assim teremos a retomada da normalidade para alcançar o que tanto sonhamos”.

 

Novos números

No mais recente boletim, Spadaro aponta que a Cidade computa 203 casos de mortes causadas pela covid-19, desde o início da pandemia.  Foram 58 em 2020 e 145 nesses primeiros meses de 2021.

Com relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da Unesp que atende a várias cidades da região continua com a ocupação elevada com 115%. Isso significa que além dos 40 leitos de UTI/Covid disponíveis outros seis leitos foram adaptados. Desses pacientes, 20 são de Botucatu. Já o Hospital da Unimed está com 40%, de ocupação.  Dos 20 leitos disponíveis 8 estão ocupados (4 deles de Botucatu).

Com o diagnóstico da doença suspeitos ou já confirmados estão internados 79 pacientes de Botucatu distribuídos no HC (62), Hospital da Unimed (10) e Hospital do Bairro, antigo Sorocabana (7).

Desde o início da pandemia, 12.399 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 11.583 recuperados e as 203 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 552 pessoas.

Dos 365 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas 24 horas, 254 foram negativos e 111 positivos (77 com síndrome gripal e 34 assintomáticos - que não apresentam sintomas).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.