Trabalho da FMVZ/Unesp de Botucatu é premiado no maior evento de Medicina de Equinos do Brasil
14/07/2021
Trabalho da FMVZ/Unesp de Botucatu é premiado no maior evento de Medicina de Equinos do Brasil

Edição 2021 contou com mais de 700 profissionais e estudantes inscritos. Além de palestras, fóruns e mesas redondas de excelente qualidade, o congresso tradicionalmente realiza exposição científica de trabalhos que passam pelo crivo e avaliação científica de alto nível


Entre os dias 09, 10 e 11 de julho, a Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos – Abraveq, realizou a sua XXI Conferência Anual. Em formato 100% online, a 21ª edição da Conferência, premiou o trabalho “Caracterização de Vesículas Extracelulares liberadas por Células-Tronco Mesenquimais derivadas de Membrana Sinovial Equina em modelo 2D e 3D submetidas ao meio inflamatório”, desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, como primeiro colocado na área de Clínica e Cirurgia de Equinos.

O estudo foi realizado pelo grupo liderado pela professora Ana Liz Garcia Alves, junto ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Animal da FMVZ/Unesp.

O trabalho premiado, em forma de banner e comunicação oral por vídeo, foi apresentado pela doutoranda Fernanda de Castro Stievani e é parte do projeto de doutorado de João Pedro Hübbe Pfeifer, orientado pela professora Ana Liz.

O estudo teve como objetivo avaliar a liberação de vesículas extracelulares em modelos de cultivos celulares habituais (em monocamada) e em três dimensões, com células encapsuladas em hidrogel de alginato, quando submetidos a um meio de cultivo inflamatório, simulando assim uma condição de enfermidade. “O sucesso do estudo pode abrir novos caminhos para compreender a comunicação celular em doenças articulares, bem como estabelecer mecanismos de proteção para a cartilagem articular”, explica Fernanda Stievani. O grupo de pesquisa teve apoio financeiro da Fapesp e apoio científico de CAPES e CNPq.

A Conferência Anual da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equinos é o mais importante congresso brasileiro nesta área da Medicina Veterinária. A edição 2021 contou com mais de 700 profissionais e estudantes inscritos. Além de palestras, fóruns e mesas redondas de excelente qualidade, o congresso tradicionalmente realiza exposição científica de trabalhos que passam pelo crivo e avaliação científica de alto nível.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.