Os 20 anos do McDia Feliz em Botucatu foram comemorados com uma série de atividades
24/10/2021
Os 20 anos do McDia Feliz em Botucatu foram comemorados com uma série de atividades

Em 2021, o projeto completou 20 anos no município e em âmbito nacional, a ação teve início em 1988 e desde então já arrecadou mais de R$ 300 milhões que são destinados à causa do câncer infantojuvenil

 

Nesta final de semana foi realizada a Campanha MC Dia Feliz, iniciativa coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e, em Botucatu, pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Em 2021, o projeto completou 20 anos no município. Em âmbito nacional, a ação teve início em 1988 e desde então já arrecadou mais de R$ 300 milhões que são destinados à causa do câncer infantojuvenil. “O que sempre tentamos fazer é que as pessoas disseminem informações sobre a campanha e temos conseguido isso”, pontua Guto Albano, coordenador do projeto em Botucatu.

Os 20 anos do McDia Feliz em Botucatu foram celebrados em uma live especial, realizada na praça de alimentação do Shopping Park Botucatu. O evento realizado em formato híbrido, ocorreu presencialmente (seguindo todas as medidas sanitárias contra a covid-19) e podendo ser acompanhado também pelas páginas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) no Facebook e YouTube.

Participaram como atrações do evento, a Banda Sinfônica Municipal de Botucatu, sob a regência do maestro Frankilin Ramos, a dupla Ricardo & Natália e a cantora Esthela Martins. Durante a programação, houve também um bate-papo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e um resgate histórico de como a campanha McDia Feliz começou em Botucatu, além de depoimentos e surpresas.

 

Doação que faz a diferença

Aline de Mello Oliveira, 27 anos, funcionária do lar, é moradora de Arandu (SP) e realizou tratamento no Serviço de Oncologia do HCFMB. Com 14 anos de idade ela descobriu um câncer no fêmur (perna direita).

“Eu estava em uma aula de Educação Física e recebi uma bolada na perna. Durante alguns dias ficou um inchaço e eu tinha dores. Fiz exames em Avaré, fui encaminhada para uma consulta em Botucatu (HCFMB) e já fiquei internada”, lembra Aline.

O tratamento da jovem durou um ano e meio e consistiu em sessões de quimioterapia e uma complexa cirurgia. “Primeiramente foi assustador, mas com o tempo fui conhecendo a equipe médica e de enfermagem do HCFMB e ficando mais tranquila”, frisa.

Aline recorda que a primeira vez que ouviu falar na Campanha MC Dia estava internada na pediatria do Hospital. “É uma campanha importante porque ajuda muitas pessoas”, disse. Atualmente a jovem está curada do câncer, realiza exames anualmente para manutenção de sua saúde, é casada e tem duas filhas.

 

Histórico

A Campanha MC Dia Feliz teve início na cidade, no ano de 2001, com a antiga Fundação Bons Ares, quando Botucatu ainda não possuía o Serviço de Oncologia. Neste momento, a ação era destinada a crianças que viviam com HIV/Aids e os recursos arrecadados permitiram o início da construção do atual Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM), unidade vinculada a Famesp.

Em abril de 2007, com a chegada deste serviço no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), houve uma reunião com dirigentes da Famesp, do MC Donalds e do Instituto Ronald Mc Donalds para que a Fundação pudesse assumir a ação.

“Meu primeiro ano foi com a Drª. Lied Pereira (oncologista pediátrica) e, do segundo em diante, assumi integralmente a campanha”, lembra Augusto. “O caminho que a gente traça nunca é fácil. Todos os anos precisamos angariar voluntários e vender tíquetes”, finaliza.

Por - Vinícius dos Santos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.