Fundação CASA de Botucatu não obteve bom resultado no II Torneio Estadual de Xadrez Online
05/11/2021
Fundação CASA de Botucatu não obteve bom resultado no II Torneio Estadual de Xadrez Online

Foto - Divulgação/Fundação CASA

Adolescente campeão é do CASA João do Pulo, do Complexo da Vila Maria; a 2ª e 3ª colocações ficaram, respectivamente, para jovens dos CASAs Terra Nova (Itaquá) e Araçá (Araçatuba)  

 

A Fundação do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), de Botucatu, não obteve bom resultado no II Torneio Estadual de Xadrez Online nesta sexta-feira (05). Botucatu não figurou entre os 20 melhores colocados.

O jovem Hugo (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA João do Pulo, no Complexo Vila Maria, na capital paulista, se tornou o campeão do II Torneio Estadual de Xadrez Online da Fundação CASA nesta sexta-feira (05), na etapa estadual que envolveu 240 adolescentes internados em 83 centros socioeducativos de 38 municípios no Estado de São Paulo.

Em segundo lugar ficou um adolescente do CASA Terra Nova, localizado em Itaquaquecetuba, e em terceiro um jovem do CASA Araçá, de Araçatuba, no interior paulista. 

Nesta etapa estadual, os 20 primeiros colocados ganham medalhas, enquanto o CASA João do Pulo fica com o troféu. Nove jovens internados em centros socioeducativos da capital ficaram nas 20 primeiras colocações. A etapa estadual do Torneio foi organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.

Todos os jogos ocorreram por meio da plataforma virtual e gratuita chess.com. Pelo segundo ano, por causa da pandemia da covid-19, a Instituição realizou a versão virtual do seu tradicional Torneio de Xadrez, que já teve 15 edições. 

Para o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a realização do Torneio contempla as atividades conjuntas entre os adolescentes, como parte da execução pedagógica da medida socioeducativa. 

“O xadrez é um jogo de tabuleiro que permite trabalhar questões como a capacidade de tomar decisões acertadas e de raciocínio rápido, além de demonstrar respeito às regras”, contextualizou Costa. 

Os jovens representaram 83 centros socioeducativos das oitos divisões regionais da Fundação CASA. O Torneio utilizou o sistema suíço para a classificação. Cada administração localizada é responsável por supervisionar um conjunto de centros de atendimento socioeducativo.

Os jogadores seguiram as regras e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês). Segundo o regramento da Federação, cada vitória soma um ponto; o empate, meio ponto (0,5); e a derrota é igual a zero. 

A cada partida e rodada, a própria plataforma calculou a pontuação, elencando os competidores na sua respectiva classificação. O Torneio foi misto. A adolescente, do gênero feminino, mais bem classificada, na 16ª colocação, está internada no CASA Chiquinha Gonzaga, na capital. 

Os jovens participantes estão internados nos municípios de São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, Peruíbe, Atibaia, Arujá, Caraguatatuba, Itaquaquecetuba, Jacareí, São José dos Campos, Lorena, Guarulhos, Franco da Rocha, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, Araçatuba, Presidente Bernardes, Marília, Lins, Mirassol, São José do Rio Preto, Irapuru, Ribeirão Preto, Araraquara, Sertãozinho, São Carlos, Taquaritinga, Bauru, Botucatu, Cerqueira César, Iaras e Sorocaba.

 

Classificação

1º – CASA João do Pulo, do Complexo Vila Maria, em São Paulo 

2º – CASA Terra Nova, de Itaquaquecetuba 

3º – CASA Araçá, de Araçatuba 

4º – CASA Irapuru, de Irapuru 

5º – CASA Araçá, de Araçatuba 

6º – CASA Terra Nova, de Itaquaquecetuba 

7º – CASA Ônix, do Complexo Vila Maria, em São Paulo 

8º – CASA Manacá da Serra, de Franco da Rocha 

9º – CASA Tapajós, do Complexo Franco da Rocha, em Franco da Rocha 

10º – CASA Juquiá, do Complexo do Brás, em São Paulo 

11º – CASA Nova Vida, do Complexo Vila Maria, em São Paulo 

12º – CASA São Carlos, de São Carlos 

13º – CASA Juquiá, do Complexo do Brás, em São Paulo 

14º – CASA Jardim São Luiz II, em São Paulo 

15º – CASA Araçá, de Araçatuba 

16º – CASA Chiquinha Gonzaga, em São Paulo 

17º – CASA Rio Dourado, de Lins 

18º – CASA Ouro Preto, do Complexo Vila Maria, em São Paulo 

19º – CASA Itaparica, do Complexo do Brás, em São Paulo 

20º – CASA João Paulo II, de Cerqueira César

 

Por - Camila Aparecida de Souza


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.