Mestre Tavares tem mais de 60 anos dedicados a cultura da viola e da música sertaneja raiz
24/10/2020
Mestre Tavares tem mais de 60 anos dedicados a cultura da viola e da música sertaneja raiz

O violeiro já dividiu o palco com grandes artistas sertanejos, formando duplas de sucesso e hoje dedica parte do seu tempo passando ensinamentos básicos para alunos a partir dos 7 anos de idade

 

Um dos mais conhecidos e respeitados violeiros e cancioneiros de Botucatu, João Tavares ou Mestre Tavares, tem mais de 60 anos dedicados à cultura da música sertaneja raiz. Sua relação com a viola nessas últimas décadas é tão grande que ele aponta que o instrumento é como se fosse um prolongamento do seu corpo.

“Sempre digo que sou um defensor da música sertaneja raiz, da viola, do folclore regional. Carrego tudo isso comigo em todas as minhas apresentações em shows. Claro que canto e toco músicas atuais, mas a essência é mesmo a música raiz”, coloca Tavares. “Não tem coisa mais gratificante do que ouvir uma boa música no ponteio da viola”, acrescenta.

Paralelo às suas apresentações, Tavares procura ensinar aos mais jovens os segredos da viola e mantém sua academia de música, na Rua 9, nº 521, na Cohab I, telefone (14) 3813-5652.  Nessa escola, além da viola caipira, a pessoa interessada poder aprender a tocar violão.  O ensino é feito para pessoas a partir dos sete anos de idade.

“Não tenho nem ideia de quantas pessoas chegaram aqui sem saber nem pegar na viola e saíram tocando um pouco de tudo. Na verdade, ensino o básico e a continuidade do aprendizado depende de cada aluno. Quanto mais o aluno pratica, mais se aperfeiçoa e ensinando, sempre aprendo um pouco mais”, diz, lembrando que aos 11 anos fez seus primeiros acordes na viola e nunca mais largou. Aos 15 já fazia apresentações em público.

Ao longo dos anos Tavares fez amizade e subiu em palcos com grandes artistas sertanejos, formando duplas de sucesso. Tocou viola para rodas de cururu por mais de vinte anos, acompanhando cantores como Zico Moreira e Orestes Neto. É regente de duas orquestras de violeiros, em Botucatu e Pardinho e, regularmente, promove encontro de violeiros.

“A viola é que me proporciona tudo isso e minha forma de agradecer é ensinar as pessoas a tocar e a gostar dela. Faço shows pela região, mas sempre que é possível reúno amigos cantores e violeiros aqui em casa para passarmos momentos de alegria e descontração. Amigos, canções e viola fazem parte do meu dia a dia”, concluiu Tavares.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.