Exposição de fotógrafo alemão sobre a África é atração na Pinacoteca de Botucatu
17/12/2020
Exposição de fotógrafo alemão sobre a África é atração na Pinacoteca de Botucatu

Foto - Divulgação

Trabalho traz à tona discussões internacionais a respeito de alguns dos conceitos polêmicos e fundamentais que cruzam os distintos universos da antropologia com a arte da fotografia


O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) e a Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria de Cultura de Botucatu, promovem neste sábado, dia 19 de dezembro, às 13h, na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu a abertura on-line da exposição Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”.

Interessado pelas artes corporais, o fotógrafo alemão Hans Silvester encontrou, na fronteira da Etiópia, Quênia e atual Sudão do Sul, ao longo do vale do rio Omo, inspiração e matéria-prima perfeitas para seu trabalho.

Nessa região da África, onde povos vivem no mais profundo contato com a natureza, os povos Surma e Mursi conservaram grande parte de sua rica cultura e tradições históricas, graças a condições geográficas favoráveis que os protegem de influências exteriores.

Foi neste local raro do globo que Hans desenvolveu uma série fotográfica mostrando alguns modelos nativos em poses de um naturalismo intenso. A noção do “corpo como paisagem” é um dos principais enfoques das imagens.

A série fotográfica joga luz sobre o modo de vida de povos que são quase inteiramente desconhecidos fora da África. A exposição também traz à tona discussões internacionais a respeito de alguns dos conceitos polêmicos e fundamentais que cruzam os distintos universos da antropologia com a arte da fotografia.

Com entrada gratuita, a visitação acontece na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu até 31 de março de 2021, de quarta-feira a sábado, das 13h às 18h e deve ser agendada pelo número (14) 3811-1470.

 

SERVIÇO
Exposição “Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”
Abertura: 19 de dezembro de 2020, às 13h - abertura on-line pelo link: meet.google.com/yjc-xxzi-zom
Período: de 19/12/2020 a 31/03/2021.
Local: Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu (Rua General Telles, 1040 - Centro, Botucatu/SP)
Horário: de quarta-feira a sábado, das 13h às 18h.
Visitas agendadas: (14) 3811-1470.
Entrada: gratuita.

MAIS INFORMAÇÕES
Museu Afro Brasil
Núcleo de Desenvolvimento Institucional e Comunicação: (11) 3320-8940 | comuni.institucional@museuafrobrasil.org.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Davi Feanzon: (11) 3339-8308 | (11)  9-3411-6428
imprensacultura@sp.gov.br

Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu
(14) 3811-1470 | forumdasartes@botucatu.sp.gov.br


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.