Escolas Técnicas e as Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza fazem retrospectiva de 2020
29/12/2020
Escolas Técnicas e as Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza fazem retrospectiva de 2020

Em um ano marcado pela luta contra a pandemia, o CPS também enfrenta um de seus maiores desafios e se reinventa para continuar oferecendo ensino de qualidade em ambiente digital, relembrando as notícias que marcaram o ano

 

No ano em que o mundo lutou contra a Covid-19, o Centro Paula Souza (CPS) também enfrentou um de seus maiores desafios e se prepara para encerrar 2020 com a certeza de que a solidariedade e a força do trabalho em equipe são fundamentais para superar qualquer crise. As Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo tiveram de se reinventar para continuar suas atividades e colocaram em prática, em curto espaço de tempo, um plano de aulas remotas em ambiente virtual.

Com o empenho dos professores, gestores, supervisores e servidores administrativos, em um mês, foram criadas quase 100 mil salas de aula online e o índice de aprovação do formato chegou a 85% dos alunos. O CPS manteve as atividades, abriu outras turmas e lançou novos cursos. Os processos seletivos também foram adaptados, com um novo modelo de avaliação de histórico escolar sem a realização de provas presenciais.

As Etecs e Fatecs mais uma vez se destacaram em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de conquistas de medalhas de conhecimento e participações em feiras tecnológicas, desafios e hackatons.

A rede de solidariedade formada por várias unidades de todo o Estado permitiu a produção de milhares de máscaras, toucas, álcool em gel e material de limpeza, doados a hospitais, casas de repouso e entidades sociais. Estudantes de Enfermagem mobilizaram-se para vacinar idosos e jovens de várias localidades arrecadaram computadores e celulares para estudantes de baixa renda.

 

                                                            Seleção das notícias que marcaram o ano, mês a mês

 

Janeiro

O período de férias é uma boa época para quem pretende aperfeiçoar os conhecimentos com um curso rápido gratuito a distância. O Centro Paula Souza lançou o curso livre online de Design e Photoshop na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo). O ano começou com a participação de duas Fatecs na 12ª edição do Global Game Jam (GGJ), enquanto dois recém-formados de Etecs embarcaram para a 18ª edição do Programa Jovens Embaixadores, promovido pelo Departamento de Estado norte-americano.

 

Fevereiro

As boas-vindas aos calouros contaram com o tradicional trote solidário. Para desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos do Novotec Expresso, o Estado firmou uma parceria com o Instituto Proa. O aluno Ariel Betti, da Fatec Taquaritinga, conquistou o International Space Apps Challenge, competição promovida pela Nasa. A Unidos da Vila Maria desfilou no Anhembi com apoio de professores da Fatec Tatuí que ajudaram na escolha do samba-enredo. O mês chegou ao fim com um alerta sobre os riscos da chegada do novo coronavírus.

 

Março

No Dia Internacional da Mulher, alunas de Etecs e Fatecs foram lembradas como exemplos de empreendedorismo. Estudantes de Etecs conquistaram mais de 3,8 mil vagas em universidades públicas. A pandemia avança. Anunciado o encerramento das atividades presenciais nas Fatecs e Etecs a partir dos dias 16 e 23 de março. O Estado antecipou o recesso de alunos e professores e os setores administrativos da instituição entraram em regime de teletrabalho. O CPS ampliou o uso de tecnologias, capacitou equipes e iniciou o plano de migração para as aulas remotas.

 

Abril

Etecs e Fatecs iniciaram uma série de ações solidárias, com a produção de máscaras, álcool em gel e materiais de limpeza. Mutirões de alunos e professores de Enfermagem vacinaram idosos em diversas regiões do Estado. O CPS organizou um HackaTrouble para propor soluções tecnológicas contra os impactos do coronavírus nas áreas de saúde, mobilidade, negócios e social. Em uma parceria do Estado com bancos privados, o CPS ajudou a produzir máscaras sociais em Etecs e carretas do Via Rápida. Uma pesquisa do DataFolha reconheceu a qualidade dos cursos das Etecs.

 

Maio

Mês marcado pelo começo das aulas em formato online após uma série de capacitações, masterclasses, canal de dúvidas e outras atividades para ambientação na plataforma. Estudantes de Enfermagem fizeram testes em policiais e a instituição prestou uma homenagem ao Dia do Técnico de Enfermagem. Ao tornaram-se obrigatórias, as máscaras ganharam versões criativas idealizadas pelos alunos. A Escola de Inovadores da Inova CPS também migrou para o formato digital. Mesmo com atividades online, as Etecs mantiveram a tradição e realizaram a Semana Paulo Freire.

 

Junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado com iniciativas para estimular a sustentabilidade, enquanto a Etec Irmã Agostina, da Capital, vencia a etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Intensificaram-se as ações solidárias com arrecadação de celulares e computadores. O CPS lançou mais dois cursos livres online gratuitos: Inglês e Espanhol. E o primeiro semestre chegou ao fim com mais um resultado surpreendente das Etecs no Enem e a divulgação dos novos formatos do Vestibulinho e do Vestibular.

 

Julho

O CPS preparou seu Protocolo Sanitário Institucional com normas e procedimentos que devem ser adotados para a retomada gradual e responsável das atividades presenciais. Alunos de Etecs começaram a fazer aulas gratuitas de coreano online e professores aderiram às lives na quarentena. A Fatec Araçatuba criou um modelo matemático para mapear a Covid–19 e a Fatec Tatuí desenvolveu um ventilador pulmonar de baixo custo. Para facilitar o acesso de estudantes de baixa renda às aulas remotas, CPS distribuiu mais de 22 mil chips de internet.

 

Agosto

Começaram as aulas do segundo semestre letivo em formato totalmente online, incluindo veteranos que já estavam utilizando o modelo desde maio e calouros com seu primeiro contato e acolhida virtual. As ações solidárias continuaram com arrecadação de alimentos e celulares. A Etec Irmã Agostina venceu o Prêmio CRQ–IV com projeto de biodiesel. E a criatividade dos alunos foi destaque com um app para o cantor Falcão, criado por jovens da Etec Jardim Ângela; além de soluções para desenvolvedores de games e sistema para automação de aquários.

 

Setembro

Mais um indicador de qualidade: as Etecs superaram a média das escolas do País no Ideb. Nas Fatecs, a parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico concedeu 26 bolsas de iniciação científica. Três alunas da Fatec Pinda venceram o concurso nacional do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Para ajudar a tratar a Covid-19, professor da Fatec Sorocaba integrou iniciativa para adaptar máscaras de mergulho como respiradores. E no combate ao assédio e à violência, jovens da Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira criaram o app Todas por Uma.

 

Outubro

No dia em que completou 51 anos, o CPS celebrou o potencial de reinvenção das Etecs e Fatecs. O Governador João Doria anunciou a criação de 23 mil vagas para cursos do Novotec Integrado. No Dia do Professor, foram revelados os docentes mais inspiradores de 2020, eleitos pelo voto popular. Etecs levaram informações à comunidade no Outubro Rosa e quatro alunas da Etec de Bauru venceram o Prêmio Inova Jovem com projeto de reutilização de pneus. E mais uma vez, as Fatecs apresentaram bons resultados no Enade.

 

Novembro

A edição virtual da maratona de programação InterFatecs envolveu mais de 800 estudantes e a Fatec Mogi das Cruzes foi a campeã de 2020. Nas Etecs, os alunos conquistaram 33 medalhas na Olimpíada do Saber. O vice-governador Rodrigo Garcia anunciou R$ 86 milhões para obras de construção e reforma em Etecs e Fatecs. A diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, e a vice, Emilena Lorenzon Bianco, foram reconduzidas para novo mandato.  O projeto Robótica Paula Souza realizou a sétima Maratona de Programação e o terceiro Hackaton Acadêmico.

 

Dezembro

Na reta final das inscrições para o processo seletivo das Etecs e Fatecs, a instituição divulgou textos com dicas para escolha do curso, simuladores virtuais e diferença entre técnicos e tecnólogos. No ritmo do samba, um álbum gravado na Fatec Tatuí homenageou os 110 anos de Noel Rosa. Estudantes de Etecs conquistaram medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica e uma aluna de Fatec foi premiada por um projeto de distribuição de alimentos na pandemia. Na despedida do ano, diversas ações solidárias celebraram o Natal.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.