Músicos da Banda Municipal de Botucatu continuam seus ensaios em formato virtual
06/04/2021
Músicos da Banda Municipal de Botucatu continuam seus ensaios em formato virtual

Ao longo de 2 horas de ensaio, os músicos compartilham, por meio de áudios e vídeos, a execução de trechos de músicas, discutindo dinâmica, afinação e andamento

 

Desde março de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus se iniciou, a Banda Municipal de Botucatu tem realizado seus ensaios na modalidade virtual. Todas as terças-feiras, à partir das 20 horas, os músicos se reúnem por meio de plataformas digitais, tais como WhatsApp, Google Meet e Zoom, para executar as atividades propostas pelos chefes de naipe (grupos de instrumentos) e pelo maestro Franklin Ramos.

Ao todo são 6 naipes: Clarinetes, Flautas, Saxofones, Metais Graves (Trombones, Tuba e Bombardino), Trompetes e Percussão. Ao longo de 2 horas de ensaio, os músicos compartilham, por meio de áudios e vídeos, a execução de trechos de músicas, discutindo dinâmica, afinação e andamento.

O chefe de naipe analisa o desempenho de cada músico, fazendo as correções e orientações necessárias para chegar ao nível mais elevado possível. De forma intercalada, são realizadas reuniões virtuais para discussão sobre música, desenvolvimento de rotina de estudos para cada instrumento, leitura de materiais e vídeos relacionados aos seus naipes.

"Acreditamos que dessa forma, o músico pode conhecer e se especializar cada vez mais em seu instrumento, devolvendo a sua máxima performance ao grupo como um todo. Um trabalho que não parou mesmo com a pandemia, e que dará a Banda Municipal, quando voltar às praças e palcos, a capacidade de entregar à toda população de Botucatu o melhor da música", citou a Secretária Municipal de Cultura, Cris Cury Ramos.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.