Academia Botucatuense de Letras: 49 anos de vida rumo à esperança
07/07/2021
Academia Botucatuense de Letras: 49 anos de vida rumo à esperança

* Carmen Sílvia Martin Guimarães

 

             Fundada em 9 de julho de 1972 e oficializada solenemente em 17 de março de 1973, a Academia Botucatuense de Letras celebra, em 9 de julho, seus 49 anos de existência. Tem como finalidade promover e preservar a Cultura nos campos da Língua e da Literatura, das Belas Artes e das Ciências.

            Fundada em pleno regime da ditadura militar, conseguiu sobreviver a ele e apesar dele, enfrentou outros vários complicados momentos políticos, sociais, humanitários e culturais pelos quais o Brasil e o mundo passaram e passam.

           Cresceu suave e lentamente, num espírito familiar e de respeito, com as eleições de suas Diretorias, com as reuniões ordinárias e os “chás”, com as posses de seus Membros Efetivos, Honorários e Correspondentes, com os alegres saraus lítero-musicais, procurando sempre se integrar à comunidade local e regional.

            Em de 2 de outubro de 1993, fui apresentada à comunidade acadêmica como novo Membro Efetivo e, em 29 de outubro de 1994, apresentei minha tese sobre meu patrono Hernâni Donato - Cadeira 09 - e minha antecessora, Dinorah Silva Alvarez. Então, comecei a participar da real vida acadêmica. Presenciei momentos inesquecíveis, convivi com pessoas sensibilíssimas e cultíssimas, assisti a defesas de teses acadêmicas magníficas, a palestras sapientíssimas. Vivi saraus agradabilíssimos. E houve Reformas do Estatuto e Regimento, banca julgadora em concursos artísticos-literários, lançamentos de livros, exposições artísticas, projetos de integração com a comunidade e com várias instituições.

            Em 12 de julho de 2019, tomei posse como Presidente da XI Diretoria da ABL, a segunda mulher a ocupar esse cargo; a primeira foi a Confreira Maria Amélia Blasi Toledo Piza. Jamais poderia imaginar que uma crise sanitária tão grave iria afetar nossas atividades assim como o mundo todo. A gente faz um plano e o vírus traça outro!

            Em consenso com a Diretoria, tive que suspender todas atividades presenciais, até o atual momento, ainda de perigo. O uso da internet facilitou muitas tomadas de decisões, principalmente uma, em especial, que foi a recondução da Atual Diretoria - a XI - até junho de 2022, quando, se Deus o permitir, será realizada a eleição presencial para a XII Diretoria da ABL.

            Houve, ainda, em plena pandemia da Covid-19 (Corona Vírus Disease-2019) a mudança da sede da ABL: do espaço que ocupava na Secretaria de Educação Municipal (antigo Seminário) para o Centro Cultural de Botucatu.

            Dedicamos um sentimento fraterno para com os Acadêmicos e botucatuenses que perderam familiares vítimas da Covid-19.

            Agradeçamos a Deus por nos ter poupado desse vírus até o momento!

            Então, com fé e ânimo, repito as palavras que usei em minha posse na XI Diretoria da ABL:

            “Nosso saudoso Acadêmico Dom Vicente Marchetti Zioni dizia que, para um ministro poder levar avante sua missão, ele precisava de quatro 'Ss': ser Sacerdote, ser Servidor, ser Santo... e ter Saúde!”

E hoje, eu plagiando Dom Vicente, e, para dar continuidade ao Sacerdócio Acadêmico que meus antecessores realizaram nesta e por esta Academia de Letras, peço ao Espírito Santo alguns outros “Ss”, nessa minha prece-poema, usando a aliteração, em “S”:

 

Sabedoria - como Salomão pediu.

Saúde

Serviço

Simplicidade

Sensibilidade

Seriedade,

Solidariedade

e...Sacrifício para poder Sonhar e seguir a Sina do lema da ABL:

Non omnis moriar”!

 

E finalizo com pensamentos de Esperança:

 

                    “Quando há estrelas, não se olha o pântano.”

                    - Hernâni Donato - Patrono da Cadeira 09

 

"Sentiste a dor dos espinhos? É porque colhestes rosas também!”

- Dinorah Silva e Alvarez - minha antecessora na Cadeira 9

 

___________________________________________________________________

* Presidente da XI Diretoria da Academia Botucatuense de Letras


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.