Espetáculo “José da Silva: é revolução ou marmelada?” será apresentado em diferentes pontos da Cidade
25/10/2021
Espetáculo “José da Silva: é revolução ou marmelada?” será apresentado em diferentes pontos da Cidade

                                               Praça do Bosque será um dos locais onde a peça será apresentada

 

Projeto foi contemplado pelo Edital nº 05 da Prefeitura Municipal de Botucatu com recursos da Lei Aldir Blanc e contou com o apoio e patrocínio de diversos setores comerciais da cidade de Botucatu e São Manuel

 

Companhia “Um Só”, vai apresentar em diferentes pontos de Botucatu, no mês de novembro, o espetáculo teatral  “José da Silva: é revolução ou marmelada?” que se passa em um país fictício da América do Sul. Narra a trajetória de dois personagens que tentam mudar as suas vidas: José quer se alimentar, já que passa fome; Zequinha quer mudar a sociedade, já que percebe que vive em um lugar com muita desigualdade social.

O texto do espetáculo é uma adaptação de Elias Pintanel da obra “Revolução na América do Sul” (1960) de Augusto Boal, importante homem de teatro do Brasil e reconhecido no mundo todo com o seu Teatro do Oprimido.

A peça no original foi feita para ser apresentada dentro de um espaço fechado e com um grande número de atores, com direito as cenas de coro, com músicas ao vivo, enfim, com toda aquela característica marcante do Teatro de Arena nas décadas de 1950 e 1960.

Murilo Andrade que assina a direção viu no original de Boal uma possibilidade de fazer uma peça de teatro de rua com 4 atores: por isso a adaptação. O que não foi adaptado? Bom, parece que o contexto político, as dificuldades do povo, o aparelho político do estado, estratégias de eleição, populismo, retorna novamente na pauta da política nacional. Por causa disso que a história da peça não se passa no Brasil!

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 05 da Prefeitura Municipal de Botucatu – Secretaria Municipal de Cultura com recursos da Lei Aldir Blanc, que é apresentado pela Cia do Um Só de teatro. Ainda contou com o apoio e patrocínio de diversos setores comerciais da cidade de Botucatu e São Manuel.

Os locais foram escolhidos de forma cuidadosa como contrapartida social, afim de concretizar a aproximação com público específico.Todas as apresentações serão gratuitas. No entanto haverá recebimento de alimentos para serem revertidos ao assentamento Mahatma Gandhi.

 

Ficha técnica do elenco

Giovanna Hernandes (atriz);

Johnny Faustino (ator);

Paulo Vitor Previatto (ator);

Elias Pintanel (ator e dramaturgo);

Murilo de Andrade (diretor);

Tânia Hernandes (produção geral);

 

Programação

6/11 Praça do Bosque -11 horas

7/11 Praça Cohab 1 – Padaria Rainha -15 horas

13/11 Pérola Negra – Marajoara -15 horas

14/11 Assentamento Mahatma Gandhi –Rubião Junior –15 horas

21/11 Sarad -16 horas

25/11 Casa da Juventude -19:30

27/11 Fundação Casa -15 horas


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.