Em entrevista coletiva, prefeito Mário Pardini anuncia lockdown durante o feriado de Páscoa
30/03/2021
Em entrevista coletiva, prefeito Mário Pardini anuncia lockdown durante o feriado de Páscoa

Foto - Divulgação

Prefeito aponta que o agravamento do quadro em todo o Estado de São Paulo em relação as taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aceleração da transmissão do novo coronavírus trazem muita apreensão

 

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, ao lado do secretário municipal de Saúde, André Spadaro, anunciou nesta terça-feira, as medidas restritivas que serão adotadas para conter o avanço da covid-19, o novo coronavírus, durante o feriado de Sexta-Feira Santa e Páscoa.

Muito emocionado com as recentes mortes e internações ocorridas na Cidade nas últimas semanas, Pardini conclamou a população a respeitar o decreto das medidas a serem adotadas. O decreto segue os moldes dos dois últimos finais de semana, quando medidas restritivas também foram adotadas.

O chefe do Executivo botucatuense ressaltou que a medida terá início às 23h00 da quinta-feira (01) onde apenas os supermercados ficarão abertos até às 23h00 e se prolonga até às 06h de segunda-feira, (05). Excecionalmente na quinta-feira, somente os supermercados ficarão abertos até às 23h. Sexta, sábado e domingo (2, 3, 4) permanecerão fechados, podendo funcionar por delivery.

Mais uma vez o prefeito aponta que o agravamento do quadro em todo o Estado de São Paulo em relação às taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aceleração da transmissão do novo coronavírus trazem muita apreensão. “Em Botucatu não é diferente e a notícia que os hospitais operam acima do limite de ocupação de leitos em UTI estabelecem a necessidade de implementarmos medidas para redução da circulação de pessoas e, consequentemente, reduzir a transmissão do vírus em nosso município”, colocou o prefeito.

O decreto estipula como regra que o funcionamento do comércio estará permitido apenas aos serviços emergenciais de saúde: farmácias, hospitais e Prontos Socorros. Serviços de alimentação funcionarão apenas por delivery, incluindo supermercados, mercearias, hortifrutis e padarias. O transporte público vai funcionar no chamado esquema de domingo apenas para pessoas que irão trabalhar nos serviços essenciais de saúde.

A circulação de pessoas será restrita aos serviços obrigatórios. As pessoas deverão comprovar com documento o motivo da locomoção. Cita o prefeito que considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, Botucatu é a cidade no Estado de São Paulo hoje, com a menor taxa de letalidade por covid-19 e a segunda cidade com a menor taxa de mortalidade.

“Lamentamos cada óbito ocorrido em nosso município. Amigos, parentes que se foram e que já deixam enorme saudade. Não podemos nos conformar, não podemos acostumar com a perda de pessoas tão importantes, amores de alguém, idosos, jovens, pais, mães, irmãos. Medidas duras, mas que são necessárias para que nossa Cidade não sofra um colapso no atendimento da saúde”, justifica Pardini.

Sobre o estoque de insumos e oxigênio para os leitos de UTI em Botucatu, Pardini enfatizou que caso haja piora nos índices após a Páscoa, (os estoques) podem acabar, brevemente. "Se a gente mantiver o padrão e reduzir o número de novos casos, teremos essa segurança tanto de sedativo para intubação, como cilindros de oxigênio. Se tivermos queda ou essa tendência de queda, por menor que seja, vamos manter por mais de um mês o estoque. Agora, se nessa Páscoa tivermos a mesma dinâmica do final do ano, com encontros familiares, mesmo que pequenos, mesmo o encontro inocente na troca de ovos de Páscoa, isso que nos preocupa para esse final de semana", alertou o prefeito. 'Se tiver essa dinâmica do fim do ano, vamos ter um período muito reduzido e curto desse estoque e manutenção dos insumos", complementou.

Recente boletim sobre a pandemia aponta que Botucatu registra, aproximadamente, 10 mil casos confirmados de coronavírus, com 149 mortes de moradores provocadas pela doença,  sendo 92 delas nos primeiros meses de 2021, superando o total de óbitos de 2020. Cerca de 9,4 mil botucatuenses conseguiram superar a doença e se curar.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.