Botucatu registra queda de 83% em casos de pessoas infectadas com covid-19 mantidas em quarentena
05/07/2021
Botucatu registra queda de 83% em casos de pessoas infectadas com covid-19 mantidas em quarentena

Dia 9 de junho foi registrado 889 casos, havendo uma queda gradativa ao longo das semanas e nesta segunda-feira, dia 5, foi apontado que atualmente, 147 pessoas estão em isolamento social acompanhadas pela Guarda Municipal através da Operação Sentinela

 

No boletim sobre a semana epidemiológica sobre a covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, divulgado no sábado (3) o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, revelou que houve queda de 81% de novos casos da doença considerando o pico dos 988 casos na semana encerrada dia 12 de junho. Na semana do dia 19 o número de infectados caiu para 510; na semana do dia 26 foi para 283 registros e no dia 3 de junho foram 189.

Outro importante dado foi revelado por Spadaro na noite desta segunda-feira (5) com relação ao número de pessoas infectadas e que estão em quarentena acompanhadas pela Secretaria de Saúde e fiscalizadas pela Guarda Municipal, através da Operação Sentinela. Foi uma queda de 83% dos casos comparando dados das últimas quatro semanas. Dia 9 de junho foi registrado 889 casos. Houve uma queda gradativa ao longo das semanas e nesta segunda-feira, dia 5, foi apontado que, atualmente, 147 pessoas estão em isolamento social.

Também foi apontado que após várias semanas com o percentual de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas, que atende a várias cidades da região, se mantendo em torno de 110%, significando que além dos 40 leitos de UTI/Covid disponíveis outros leitos foram adaptados, o percentual nos últimos dias mostra o HC com 100% de ocupação. Embora esse número seja considerado alto, nenhum leito adicional está adaptado. Desses 40 pacientes, 14 são de Botucatu. Já o Hospital da Unimed está com 35%, de ocupação. Dos 20 leitos disponíveis 7 estão ocupados (4 deles de Botucatu).

Número de óbitos em Botucatu está em 266 casos. somados os casos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da Unesp, Hospital da Unimed e Pronto Socorro Adulto (PSA). Foram 58 mortes em 2019 e 204 nesses primeiros seis meses de 2021.  

Com o diagnóstico da doença suspeito ou já confirmado em Botucatu estão internados 56 pacientes distribuídos no HC (44), Hospital da Unimed (9) e Hospital do Bairro, antigo Sorocabana (3). Desde o início da pandemia, 16.600 moradores já foram diagnosticados com covid-19, com 16.144 recuperados.

Dos 77 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas, 68 foram negativos e 9 positivos (7 com síndrome gripal e 2 assintomáticos - que não apresentam sintomas).

O secretário de Saúde adverte que Botucatu ainda conta com um elevado número de pessoas infectadas, internadas ou mortas e é fundamental que a população não relaxe nas medidas de prevenção, enquanto não receber a segunda dose da vacina, prevista para a primeira quinzena de agosto.

 “É importante que a população colabore fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, colocou Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.