Secretaria de Saúde de Botucatu já realizou mais de 91.500 testes PCR-RT para detecção de covid-19
12/10/2021
Secretaria de Saúde de Botucatu já realizou mais de 91.500 testes PCR-RT para detecção de covid-19

Este é um exame considerado de muito bom desempenho, já que ele tem alto índice de acerto ao diferenciar um paciente infectado do não-infectado e ideal para diagnosticar a doença

 

A Prefeitura Municipal de Botucatu, através da Secretaria de Saúde, já realizou 91.524 testes PCR-RT na população para detectar a covid-19, o novo coronavírus, desde o início da pandemia. Foram  74.469 negativos e 17.055 positivos.

No quadro geral da covid-19 em Botucatu estão computados 18 541 casos positivos confirmados da doença, sendo que 18.198 se recuperaram, havendo, nesse período, 318 mortes. Atualmente se encontram internadas no Hospital das Clínicas, 8 pacientes com covid-19, todos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 pessoas em quarentena (isolamento).

O nome PCR-RT vem do inglês e significa "reação de transcriptase reversa seguida de reação em cadeia da polimerase". Apesar do nome complicado, é necessário uma explicação de forma mais simples como esse teste funciona na prática.

Seu objetivo principal é colher uma amostra das secreções respiratórias do paciente e posteriormente tentar identificar a presença do vírus. Procura-se, então, a presença do material genético viral, semelhante ao que ocorre em investigações policiais, na procura por evidências. Assim, ao encontrar uma ou mais "evidências" da presença do novo coronavírus em secreções humanas, poderíamos confirmar a infecção.

Para isso, é inicialmente colhida a amostra do paciente, por meio de um swab nasal e nasofaríngeo (isto é, cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz e da garganta) ou amostra de sangue, em alguns casos. Tendo o material do paciente, todos as amostras microbiológicas são extraídas para análise.

Para que a máquina responsável por realizar o teste consiga identificar o material, ele deve ser antes multiplicado. Em maior quantidade, poderá ser realizada a diferenciação entre material viral e humano. Caso seja encontrada grande quantidade de material genético viral em uma amostra, o teste é, então, considerado positivo.

O PCR-RT é considerado um exame de muito bom desempenho, já que ele tem alto índice de acerto ao diferenciar um paciente infectado do não-infectado e ideal para diagnóstico de covid-19.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.